A Polícia Militar divulgou, nesta terça-feira (27), um esquema especial de policiamento para a festa de réveillon. De acordo com a corporação, mais de 22 mil agentes vão atuar no momento da virada em todo o estado, um aumento de 23% em relação ao último ano. Só na festa da virada em Copacabana serão cerca de 2500 agentes.
Em ruas que dão acesso à Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio e Janeiro, onde acontece um dos maiores eventos no mundo, serão colocados pontos de bloqueio e revista com detectores de metais a partir das 16h. Na faixa de areia, torres com canhões de luz vão ser instaladas.
"O objetivo é que a gente consiga ter, nessa região da Avenida Atlântica, uma área mais controlada, mais segura. No ano passado, em alguns anos atrás, também, nós tivemos alguns incidentes, com a utilização de facas, e o nosso objetivo é evitar isso esse ano", disse o secretário de estado da Polícia Militar, Luiz Henrique Pires.
A Polícia Militar informou, também, que cerca de 300 policiais com câmeras nos uniformes estarão atuando na região. De acordo com a PM, essa é a primeira vez que o equipamento vai ser utilizado em um grande evento. Este ano, os agentes vão circular pela praia em quadriciclos e, as áreas de maior aglomeração, serão patrulhadas por helicópteros e drones que serão utilizados para gerar imagens aéreas em tempo real.
Na segunda-feira (26), a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o esquema operacional para o réveillon que é um dos mais famosos e aguardados no mundo. Neste sábado (31), os bloqueios em Copacabana e no Leme, começam a partir das 7h, com a interdição da pista da Av. Atlântica junto à orla. Às 16h, estará totalmente interditada nos dois sentidos. Às 19h30, haverá o fechamento de todos os acessos ao bairro. De acordo com a Prefeitura, apenas ônibus e táxis poderão circular pelo bairro a partir desse horário.
Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos a partir das 5h, de domingo (01). No entanto, a Av. Atlântica, em ambas as pistas, continuará interditada. A partir das 10h, a pista das edificações da Av. Atlântica será aberta e funcionará com a mão invertida.
A venda dos bilhetes especiais do Metrô já começou. No dia 31, a partir das 19h, todas as estações vão permanecer abertas para embarque e desembarque, exceto a estação Cidade Nova, que não funciona aos finais de semana e, a estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, que funcionará apenas para desembarque entre 19 horas e meia-noite. A partir 00h, as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, em Copacabana, General Osório, em Ipanema e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, permanecerão abertas para embarque. As demais estações funcionarão somente para desembarque.
*Sob supervisão de Natashi Franco