Polícia Federal do Rio prende islandês por tráfico internacional de drogas

Durante a operação Match Point, sete pessoas foram presas. Foram expedidos 49 mandados de busca e apreensão e 33 de prisão preventiva em dez estados brasileiros

Júlia Zanon*

Polícia Federal realiza operação Match Point
Reprodução/ Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu sete pessoas, dentre eles, um criminosos islandês residente no Brasil, nesta quarta-feira (12). Os criminosos são acusados de fazerem parte de uma quadrilha responsável por lavagem de dinheiro de tráfico internacional de drogas. Ao todo, foram expedidos 49 mandados de busca e apreensão e 33 de prisão preventiva, em dez estados brasileiros.

A operação Match Point tinha o objetivo de desarticular a quadrilha, que atuava, principalmente, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Rio Grande do Norte. Cerca de 250 agentes estavam envolvidos na ação de hoje.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

"A operação iniciou depois de algumas informações que tivemos sobre uma locação no hangar, no Aeródromo de Porto Belo. E acabamos localizando uma organização criminosa atuando aqui no sul de Santa Catarina, principalmente na lavagem de dinheiro, com compra de imóveis e construindo imóveis aqui também", declarou o delegado Nelson Luiz Confortin Napp. Segundo ele, a partir dessas informações, a investigação se estendeu para os outros estados do Brasil.

"A operação contou, também, com cooperação internacional da Itália, através da Interpol, e com a Islândia, através dos escritórios vinculados à Europol", disse a delegada da PF, Aletea Vega Marona Kunde. Representantes da polícia da Islândia acompanharam a operação.

"Essa organização criminosa é muito peculiar porque ela vende todos os tipos de droga, tanto em pequenas, como em grandes quantidades. Também fazem importação e exportação de drogas, haxixe, maconha, cocaína. O modo marítimo é a utilização de veleiros que vem da Europa, que carregam haxixe na costa africana e acabam desembarcando no nordeste do Brasil. É uma operação bem grande", afirmou o delegado Nelson Luiz.

Também foi realizado o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas físicas, sequestro de 57 bens, sendo imóveis, veículos e embarcações e foram apreendidos 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk. Os materiais sequestrados pela PF podem superar R$ 150 milhões.

Entre os crimes apurados até agora, estão a lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico. As penas acumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

LOCALIDADES DOS MANDADOS E APREENSÕES

Mandados de busca e apreensão: 49 em nove estados

Santa Catarina - 10 em Florianópolis

São Paulo - 4 em Campinas, 3 em Limeira, 2 em São Paulo, 1 em Hortolândia, 1 em Piracicaba, 1 em Sumaré, 1 em São Pedro

Rio de Janeiro - 8 no Rio de Janeiro e 4 em Niterói

Minas Gerais - 3 em Belo Horizonte, 2 em Montes Claros e 1 em Contagem

Bahia - 3 em Porto Seguro

Paraíba - 1 em Cabedelo

Rio Grande do Norte - 1 em Tibau do Sul e 1 em Parnamirim

Pernambuco - 1 em Recife

Goiás - 1 em Goiânia

Mandados de prisão preventiva: 33 em seis estados

Santa Catarina - 7

São Paulo - 11

Rio de Janeiro - 6

Minas Gerais - 5

Bahia - 3

Ceará - 1

Sequestro de imóveis:

Santa Catarina - 17

São Paulo - 26

Bahia - 11

Rio de Janeiro - 3

*Sob supervisão de Helena Vieira

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.