Polícia do Rio prende líder do tráfico da Bahia no Complexo da Penha

Outro traficante de Magé que estava foragido também foi preso durante a operação. Pelo segundo dia consecutivo, mais de três mil alunos ficaram sem aulas

Júlia Zanon*

Polícia do Rio prende líder do tráfico da Bahia no Complexo da Penha
Ele foi encontrado com 12 criminosos que fugiram da operação de ontem (30) na Penha.
Reprodução

Líder de organização criminosa da Bahia foi preso nesta sexta-feira (31) durante segundo dia de operação no Complexo da Penha. Junto com Rivaldo Alves Silva, outros 12 criminosos foram localizados e levados para a Cidade da Polícia. A Polícia Civil realizou uma ação no local para prender criminosos de outros estados, que estão escondidos na comunidade, e envolvidos com roubos de cargas e veículos. Um outro criminoso de Magé também foi preso na mesma comunidade pelo crime de tráfico de drogas.

Alguns moradores da região registraram o tiroteio e, pelo segundo dia consecutivo, mais de três mil alunos ficaram sem aulas e 17 escolas não abriram.

Rivaldo Alves Silva atua como um dos mandantes do tráfico de drogas da Bahia e era um dos principais alvos da operação de ontem (30). Ele e outros 12 criminosos fugiram e foram localizados hoje em um campo de paintball na comunidade. Todos já tinham anotações criminais.

Durante a ação, o foragido Jordir da Silva de Lima, de 26 anos, de Magé, também foi localizado e preso. Ele tinha um mandado de prisão em aberto por associação ao tráfico de drogas.

Ontem (30), a polícia realizou uma operação na mesma comunidade para prender criminosos foragidos na região. Segundo a polícia, um suspeito morreu e outro ficou ferido.

A Comunidade da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte do Rio, também foi alvo de operação nesta manhã. O objetivo era impedir a movimentação de criminosos, verificar informações recebidas pelo Disque Denúncia e coibir roubos de cargas e de veículos na região. Foram presos dois suspeitos e apreendidos uma pistola, dois rádios comunicadores, um porta-carregador, um binóculo e drogas. Também foram recuperados um carro e uma motocicleta roubados.

"A ação foi no Complexo da Serrinha, mais especificamente na localidade chamada Fazenda, que é de onde um traficante de vulgo Coelhão está organizando quadrilhas especializadas em roubo de automóveis e cargas para atuarem nos bairros limítrofes e naquela região", disse o delegado Vinicius Domingos.

Na Serrinha, quatro escolas permaneceram fechadas, afetando 940 alunos.

*Sob supervisão de Helena Vieira