A Polícia Civil procura por Gutierre dos Santos André, auxiliar de pedreiro de 27 anos que é acusado de matar a idosa Porcina da Silva Neves, de 82, asfixiada. O caso aconteceu no dia 4 de julho, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.
Câmeras de segurança flagraram o auxiliar sentado na esquina da rua em que a vítima morava, momentos antes do crime. Segundo a investigação, ele esperava pelo marido de Porcina. Assim que o vê saindo de casa, levanta e vai em direção à residência dela.
Assista na reportagem em vídeo acima.
A idosa foi encontrada morta pelos policiais, amarrada em uma cadeira, com a boca coberta por peças de roupa e sinais de espancamento. Ela também estava parcialmente despida.
O vídeo mostra Gutierre indo embora da casa de Porcina por volta das 17h10, após o crime, caminhando tranquilamente. Ele carregava uma mochila, com itens que roubou na residência da vítima.
Ao chegar em casa, a irmã do criminoso estranhou os objetos novos e o expulsou do local. A polícia encontrou a roupa utilizada por Gutierre no dia da crime, mas o auxiliar ainda não foi localizado.
De acordo com a polícia, Gutierre fazia um trabalho na casa de um vizinho de Porcina e, por conta disso, passou a observar a rotina dela e do marido. Segundo o Ministério Público, mesmo após terminar a obra, ele voltou no local com o objetivo de cometer o crime.
A idosa morava no local há quase 50 anos, junto com seu marido, com quem era casada há 60. Ela era muito querida pelos vizinhos. Era mãe de dois filhos, e avó de três netos.
“Uma criatura maravilhosa, fofinha. Adorava os animais, como cuidava dos animais”, afirmou uma amiga da vítima.
Gutierre é considerado foragido. Qualquer informação sobre o paradeiro do auxiliar pode ser feita para o Disque-Denúncia, através do telefone 2253 – 1177.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.