A Polícia Civil apreendeu um adolescente, acusado de organizar um atentado contra uma escola do Centro do Rio. O menor compartilhava vídeos nas redes sociais anunciando o massacre. O menino foi apreendido dentro do colégio na manhã desta sexta-feira (24).
A operação Liberatio ocorreu após troca de informações entre as Polícias Civil e Federal, a Interpol e a Secretaria de Estado de Educação. Os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão. Outro adolescente, que também teria envolvimento no crime, foi localizado dentro de casa em Realengo, Zona Oeste do Rio.
Segundo a polícia, os conteúdos compartilhados também faziam apologia ao nazismo.
"É muito difícil para mim... um cara solitário e nazista como eu", disse o menino em um vídeo, enquanto segurava uma arma de fogo. No ambiente em que o vídeo foi gravado há uma imagem da bandeira nazista e, em determinado momento, o menor faz uma saudação nazista.
(INSERIR PRINT DO VÍDEO)
Nos vídeos, o menino não divulga a sua identidade, mas afirma que outros dois colegas iriam ajudar no massacre e, ao final, eles iriam se suicidar.
"Eu vou cometer um massacre na escola [...] Aqui é terrorista. Nazista", continuou. O menor concluiu a sequência de vídeos dizendo que sofre de estresse pós-traumático, ansiedade e distúrbios mentais.
Segundo as investigações, o atentado estava programado para o dia 20 de abril, data que marca 24 anos do massacre de Columbine. Na época, uma dupla de alunos entrou armada em um colégio no estado do Colorado e matou 12 estudantes, 1 professora e deixou 24 pessoas feridas.
*Sob supervisão de Helena Vieira