Um nigeriano, de 33 anos, foi preso nesta quinta-feira (24) durante a Operação Maputo, da Polícia Federal, para combater o tráfico internacional de drogas. Segundo a investigação, o homem seria o responsável por uma carga de cinco toneladas de cocaína, apreendida em outubro do ano passado, no Porto do Rio.
“Trata-se da maior apreensão já realizada no estado do Rio de Janeiro e uma das maiores do país”, afirmou o delegado de Polícia Federal, Geraldo Almeida.
O nigeriano foi preso ao desembarcar no Aeroporto de Garulhos, em São Paulo, durante a madrugada desta quinta-feira (24). Além da prisão, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo, além de uma ordem de restrição de contas bancárias do traficante no valor de R$ 2 milhões.
A carga apreendida em outubro de 2021 estava escondida em caixas de sabão em pó dentro de contêineres, prontas para serem embarcadas em um navio que teria como destino a cidade de Maputo, capital de Moçambique.
A investigação, a cargo da Delegacia de Repressão a Drogas do Rio de Janeiro, contou com apoio da Agência Antidrogas do Estados Unidos e da Interpol, para localizar o investigado em Barbados, no Caribe, na semana passada.
*Sob supervisão de Natashi Franco