Pesquisa indica aumento de movimentação financeira na Páscoa

Em média, o fluminense vai gastar cerca de R$ 120 na data comemorativa

Pedro Cardoni (sob supervisão de Natashi Franco)

Alto preço dos ovos de chocolate é um dos motivos para a diminuição das compras de Páscoa
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O volume financeiro das compras de Páscoa no Rio de Janeiro em 2022 vai aumentar com relação ao ano anterior. Em 2022, é estimado uma movimentação financeira em torno de R$ 459 milhões. Já no ano passado, esse valor era de R$ 435 milhões. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises RJ.

A expectativa de consumo na data comemorativa vai ser ligeiramente maior que no ano anterior. O valor médio das compras na Páscoa vai ser de R$ 120. Em 2021, esse valor foi de R$ 109.

Porém, mesmo com o aumento de movimentação financeira, menos pessoas pretendem comprar presentes nesta Páscoa. Em 2021, 59,6% dos consumidores disseram que pretendiam presentear alguém. Em 2022, esse número baixou para 49,6%. O alto preço dos ovos de chocolate é um dos principais motivos para a diminuição desse número.

“Já tem um tempo que esses ovos de Páscoa, essas cestas de chocolate que a gente comprava estão muito caros. Vou tentar passar a Páscoa como uma data qualquer. Talvez até coma um chocolate ou outro, mas prefiro fingir que não ta rolando nada. A gente tá em um momento complicado pra ficar gastando dinheiro assim”, comentou Lucas Bulhões, estudante que escolheu não comprar chocolates este ano.  

A pesquisa ainda revela que o presente preferido dos fluminenses é o ovo de Páscoa, com 56,3%, seguido dos bombons, com 43,8%, e das barras de chocolate, com 41,4%.

Além disso, a maioria das pessoas, cerca de 69,1%, pretende fazer as compras em lojas de rua ou shoppings. 9,2% das pessoas prefere comprar os presentes em lojas virtuais e sites. 21,7% pretende comprar de ambas as formas.

“O volume injetado na economia está ligeiramente acima do ano passado apesar do percentual de pessoas que realizará compras para data tenha sido menor que em 2021, o valor médio da compra aumentou. Mesmo com percentual menor de pessoas comprando na Páscoa, em relação ao ano passado, o volume total financeiro aumentou um pouco em 2022”, afirmou João Gomes, diretor do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises RJ.

A pesquisa foi realizada no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 30 de março, com 613 participantes.

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