Palácio Tiradentes é reaberto ao público

O prédio histórico volta a receber visitantes em comemoração ao Dia de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril. A entrada é gratuita.

Ana Clara Prevedello*

Palácio Tiradentes é reaberto ao público
Em comemoração ao Dia de Tiradentes (21), o prédio histórico volta a receber visitantes.
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Palácio de Tiradentes, no Centro do Rio, foi reaberto ao público nesta segunda-feira (17). A entrada é gratuita, e o prédio volta a receber visitantes em comemoração ao Dia de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril.

A antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi palco de momentos históricos, como a aprovação da Lei Áurea, em 1888. A estrutura foi revitalizada e oferece visitas guiadas, com agendamento.

Os visitantes recebem uma aula da história do Brasil enquanto exploram a arquitetura do Palácio, inaugurado em maio de 1926. Entre as novidades, está a restauração do Salão Nobre, que ganhou novas cortinas e uma recuperação das estátuas e lustres.

O público também pode visitar a sala das comissões e o raro acervo da biblioteca do Palácio.

A diretora do Departamento de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, afirma que o Palácio de Tiradentes vai seguir atendendo ao Poder Legislativo.

“É um reencontro da população com a sede histórica da Alerj, mas o palácio vai continuar servindo ao Legislativo do Estado, recebendo sessões solenes, encontros e recepções oficiais, além da população, reafirmando seu objetivo de aproximar a sociedade de sua história”, disse.

HISTÓRIA DO PALÁCIO

O primeiro prédio construído no local foi um parlamento imperial inaugurado em 1640, na época em que o Brasil era uma colônia portuguesa. O local abrigava três vereadores que cuidavam da cidade e das finanças públicas.

Um presídio foi construído embaixo do edifício, a “Cadeia Velha”, que abrigava os presos do período colonial. Entre eles estava Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que ficou no local por três anos, até ser enforcado em 21 de abril de 1792.

Envolvido na Inconfidência Mineira, Tiradentes lutou pela independência de Minas Gerais, que era uma capitania na época. O feriado nacional desta sexta-feira (21) homenageia sua história.

Em 1808, a Coroa Portuguesa chega no Brasil e transforma o prédio na casa dos empregados e cozinheiros da corte. A sede da Câmara é então transferida, mas volta para o mesmo endereço décadas depois. O Palácio de Tiradentes é inaugurado oficialmente em 6 de maio de 1926.

SERVIÇO

O agendamento pode ser feito pelo site oficial do Palácio Tiradentes. 50 vagas são oferecidas de manhã e 50 à tarde, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

As visitas são guiadas por estagiários dos cursos de História, Ciências Sociais e Relações Internacionais. Também é possível optar pelo tour guiado em inglês.

O passeio tem uma duração de aproximadamente 40 minutos, e pode ser agendado para grupos ou para visitantes individuais.

*Sob supervisão de Danillo Carneiro