Com mais de 12 mil casos de Covid-19 nas últimas 24 horas em todo o estado, empresas e órgãos públicos já começam a sentir o impacto de funcionários positivados. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro registra atualmente 147 casos, uma taxa 3.575% maior do que no mês de dezembro. Por isso, trabalha com uma redução da capacidade em 30% no Central de Relacionamento com o Cidadão.
O mesmo acontece em agências bancárias e dos correios. A equipe Band Rio esteve em alguns desses locais e encontrou portas fechadas. O Tribunal de Justiça do Rio reduziu pela metade o número de servidores em trabalho presencial para prevenir o aumento de infecções do coronavírus.
Na Polícia Civil, 111 servidores foram afastados no início de janeiro. 104 estão positivados e outros sete com casos suspeitos. A Guarda Municipal tem 73 agentes infectados. Na Polícia Militar, 110 policiais afastados por Covid-19 e outros 73 com sintomas de síndrome gripal.
Para ajudar na testagem em massa, que está em alta procura no município, cerca de três mil testes vão ser disponibilizados diariamente. Atualmente, a taxa de ocupação de enfermaria Covid está em 8%. 10,4% dos leitos de UTI estão ocupados no estado. Sete óbitos foram confirmados.
Em nota, "A DPRJ esclarece que os canais de atendimento continuam ativos, mas pede compreensão e paciência da população que conta com os serviços da Defensoria durante esse período. Além do número 129, o atendimento é feito também pelo site e pelo aplicativo de celular DefensoriaRJ, disponível para IOS e Android."