Band Rio de Janeiro

Operação Torniquete prende nove pessoas e recupera 18 veículos

Os policiais civis, que iniciaram a ação em novembro do ano passado, já prenderam 237 criminosos e apreenderam 262 veículos.

*Ana Clara Prevedello e Nicolle Timm

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Nove pessoas foram presas e 18 veículos recuperados nesta quinta-feira (22), durante mais uma fase da Operação Torniquete.

Os policiais civis buscavam por criminosos no Complexo da Mangueirinha, região que abrange comunidades do Corte 8, Mangueirinha, Sapo e Santuário, em Duque de Caxias.

Segundo a investigação, o local fornece armamento pesado para a prática de roubos de veículos e cargas em várias regiões do Rio de Janeiro, e é onde ocorrem mais recuperações de veículos roubados em toda a Baixada Fluminense.  

A Operação Torniquete já resultou em mais de R$ 24 milhões de prejuízo para o crime organizado. Desde que a ação começou, há sete meses, 237 criminosos foram presos, e 262 veículos apreendidos.

Os policiais ainda investigam a expansão dos negócios criminosos. Segundo a Polícia Civil, é possível que peças de veículos roubados ou furtados sejam enviadas aqui, do Rio de Janeiro, por essa organização criminosa, para outros estados do País.

“Duque de Caxias, hoje, figura como o primeiro no ranking de roubo de veículos. A gente faz um trabalho específico para aquela área, a gente possui uma ronda noturna com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal, com o auxílio das delegacias da área, com o auxílio da Polícia Militar, e vem fazendo um trabalho de investigação, como esse de hoje, que resultou em mais uma ação naquela comunidade”, explica Vinicius Domingos, delegado responsável pela operação.

Ainda segundo a investigação, os carros e motos muitas vezes são roubados ou furtados conforme encomendas feitas para a organização criminosa.

“Eles não tão preocupados somente em roubar um veículo. Eles estão preocupados, sim, em conseguir um automóvel, do modelo X, ano Y, que são normalmente encomendados a essa quadrilha”, disse ainda o delegado.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.