13 criminosos morreram e duas mulheres ficaram feridas durante uma operação das Polícias Civil e Militar que aconteceu hoje (23) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. 14 armas foram apreendidas, sendo 13 fuzis. Na ação, dois bandidos foram presos. Um deles está internado após ter sido baleado em confronto.
Os agentes procuravam por integrantes do Comando Vermelho do Pará, responsáveis pelas mortes de dezenas de agentes de segurança paraenses. Eles teriam migrado para o Rio e se escondiam no conjunto de favelas, de onde ordenavam crimes. Por conta disso, a ação do BOPE e da CORE contou com o apoio da Polícia Civil do estado do Norte do país.
Entre as 13 pessoas que morreram está Leonardo Costa Araújo, conhecido como Léo 41, criminoso apontado como o chefe do tráfico de drogas no Pará. Ele estava foragido desde 2019.
Além dos criminosos do Pará, chefes do tráfico envolvidos em ataques recentes a comunidades da Zona Oeste também foram alvo da operação. Segundo a polícia, os criminosos teriam ligação com o assalto a uma joalheria no Village Mall, em junho do ano passado. Durante o crime, um segurança foi baleado e morto.
As escolas municipais da comunidade não funcionaram hoje (23) por conta da operação policial, segundo a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo.
*Sob supervisão de Christiano Pinho