Onze pessoas são presas durante ação contra roubo de carga no Rio

Mais uma edição da Operação Torniquete resultou também na apreensão de mais de 100 veículos roubados no Complexo da Maré. Os estudantes da região foram os mais afetados.

Júlia Zanon*

Cerca de 27 escolas não abriram, o que afetou quase 9 mil alunos.
Reprodução

As polícias Civil e Militar realizaram, nesta quinta-feira (11), mais uma edição da Operação Torniquete, que tem o objetivo de reprimir o roubo de cargas e de veículos no Rio de Janeiro. Durante a ação, onze pessoas foram presas e mais de 100 veículos roubados foram apreendidos no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.

Por causa da operação, cerca de 27 escolas municipais e duas estaduais não abriram, afetando quase 9 mil alunos, que ficaram sem aula. As Clínicas da Família Augusto Boal e Jeremias Moraes da Silva também precisaram interromper o funcionamento.

De acordo com os agentes, o Complexo da Maré se tornou uma das bases da facção criminosa Comando Vermelho, que fornece armamento pesado para a prática desse tipo de crime. Os produtos desses crimes são levados para as comunidades aliadas ao Comando Vermelho. A Barra da Tijuca, o Recreio dos Bandeirantes, os Bairros das Zonas Sul, Norte, Oeste, a Região Metropolitana, Niterói e São Gonçalo, e a Baixada Fluminense são os principais alvos dessas quadrilhas.

Ainda segundo as investigações, no interior dessas comunidades ocorrem outros crimes relacionadas ao roubo de carga e veículo, como:

• Armazenamento e revenda de carga

• Clonagem de veículos

• Revenda de peças

• Uso dos carros roubados para deslocamento das quadrilhas

• Cativeiro de vítimas sequestradas para transferências de dinheiro

*Sob supervisão de Helena Vieira

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.