As polícias Civil e Militar realizaram, nesta quinta-feira (11), mais uma edição da Operação Torniquete, que tem o objetivo de reprimir o roubo de cargas e de veículos no Rio de Janeiro. Durante a ação, onze pessoas foram presas e mais de 100 veículos roubados foram apreendidos no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.
Por causa da operação, cerca de 27 escolas municipais e duas estaduais não abriram, afetando quase 9 mil alunos, que ficaram sem aula. As Clínicas da Família Augusto Boal e Jeremias Moraes da Silva também precisaram interromper o funcionamento.
De acordo com os agentes, o Complexo da Maré se tornou uma das bases da facção criminosa Comando Vermelho, que fornece armamento pesado para a prática desse tipo de crime. Os produtos desses crimes são levados para as comunidades aliadas ao Comando Vermelho. A Barra da Tijuca, o Recreio dos Bandeirantes, os Bairros das Zonas Sul, Norte, Oeste, a Região Metropolitana, Niterói e São Gonçalo, e a Baixada Fluminense são os principais alvos dessas quadrilhas.
Ainda segundo as investigações, no interior dessas comunidades ocorrem outros crimes relacionadas ao roubo de carga e veículo, como:
• Armazenamento e revenda de carga
• Clonagem de veículos
• Revenda de peças
• Uso dos carros roubados para deslocamento das quadrilhas
• Cativeiro de vítimas sequestradas para transferências de dinheiro
*Sob supervisão de Helena Vieira