Novo sistema de bilhetagem digital começa a valer nesta quarta-feira (19)

A previsão é de que, até fevereiro do ano que vem, todas as máquinas do RioCard sejam retiradas do município do Rio e só valha o Jae

Júlia Zanon*

O BRT, no Rio de Janeiro
Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Começa nesta quarta-feira (19) o novo sistema de bilhetagem digital dos transportes públicos da cidade do Rio. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18) pelo prefeito Eduardo Paes e pela secretária de transportes Maína Celidônio. Nesta primeira fase de implementação do Jae, o único transporte contemplado será o BRT.

A partir de amanhã (19), todas as estações do BRT vão aceitar os cartões do RioCard e do Jae. Em novembro deste ano, o novo sistema estará disponível também nos demais transportes públicos da cidade. Mas, em fevereiro do ano que vem, somente o novo sistema de bilhetagem estará valendo no Rio de Janeiro.

Em uma coletiva de imprensa, Eduardo Paes explicou que, até fevereiro de 2024, todas as máquinas do RioCard serão retiradas dos transportes publicos do município e os passageiros que vierem de outras cidades, como da Baixada Fluminense e de Niterói, terão que utilizar os dois cartões: um na cidade de origem e o outro para fazer a integração.

Ainda de acordo com o prefeito, o objetivo do novo sistema é faciliar a vida dos cidadãos e trazer mais transparência dos dados cadastrados.

"O mais importante é que a partir de agora passamos a ter um sistema muito mais eficiente e uma mudança naquilo que é a raiz do problema de transportes: com esse contrato acabamos com a “caixa-preta” dos transportes, ou seja, a Prefeitura passa a saber aquilo que se arrecada no sistema, para onde os ônibus vão, com que frequência, a quantidade de pessoas e com quantas pagando. Isso vai ajudar muito a regularmos melhor o sistema, a fazer os subsídios adequados e a ter mais transparência", disse Eduardo Paes.

"Para a prefeitura, com este sistema conseguiremos planejar muito melhor a rede, porque vou conseguir saber exatamente qual a demanda em cada ponto da cidade", concluiu Maína Celidonio.

O aplicativo do Jae já está disponível para download nos celulares e os passageiros já podem solicitar o novo cartão, que pode ser pago em QR Code, por aproximação ou em lojas físicas - já são sete disponíveis. O valor do cartão é de cerca de R$4,30 e vai ser revertido em saldo para uso nos transportes.

Vão ser organizados dias determinados para credenciar os passageiros beneficiados pela gratuidade do transporte, como idosos, pessoas com deficiência e estudantes. Esses mutirões ainda serão divulgados pela prefeitura.

*Sob supervisão de Helena Vieira

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.