Novas oito linhas de ônibus começam a operar no Rio

Mesmo com as novas linhas, o transporte é alvo de reclamação dos fluminenses. De acordo com a Prefeitura, mais 200 ônibus estão operando na cidade desde o dia 1º de junho.

Felipe de Moura*

Mais oito linhas de ônibus começaram a operar no Rio
Agência Brasil

Mais oito serviços de ônibus vão começar a operar nesse mês de agosto na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o balanço da Prefeitura, houve um aumento de cerca de 200 ônibus na frota operante desde o dia primeiro de junho.

Com os novos serviços, a cidade chega a 47 linhas operando a mais desde quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual.

Entretanto, o transporte público ainda é alvo de reclamações dos passageiros, que falam, principalmente, sobre o longo período de tempo que precisam esperar para chegar um ônibus no ponto.

A diarista Maria de Lourdes Mendes depende da linha 669 Pavuna x Méier para trabalhar e faz o trajeto há pelo menos oito anos.

“Continua aquele tempo enorme, eu fico muito tempo no ponto. A gente fica aguardando e aí não vem. A gente tem que chegar no trabalho, é obrigado a pegar a van lotada para poder chegar aqui no BRT. Aí no BRT pegar outra fila enorme para poder chegar no trabalho. Antes passava de 10 em 10 minutos, quando era normal, agora não é mais, demora muito a passar o ônibus”, disse Maria.

Agora que voltou a circular, o intervalo da linha que ela usa chega à uma hora. Nessa segunda-feira, das 6h da manhã até às 9h, só passaram três coletivos.

De acordo com a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, a prefeitura está “fazendo ajustes na operação”.

“O sistema de transporte passava por uma crise profunda. Nessa nova fase, estamos fazendo ajustes na operação para a regularização da rede até novembro, com intervalos menores e mais previsibilidade. O objetivo é que, com o auxílio que estamos concedendo sem onerar o passageiro, as empresas possam investir na renovação de frota, na manutenção dos ônibus e na contratação de motoristas para um serviço de transporte mais adequado”, comentou Maína Celidonio.

Enquanto não há a regularização, os passageiros sofrem com a demora dos ônibus.

“Seria uma linha muito importante para minha circulação. Hoje há uma promessa de volta dessa linha, inclusive já se fala que a linha voltou e a realidade não é essa. É uma linha com horários completamente irregulares, horários que não atendem a população e parece que a linha só tem basicamente dois ônibus em horários completamente aleatórios”, reclamou a professora Larissa França.

Segundo o acordo firmado em julho, os consórcios irão receber um valor adicional pelo serviço efetivamente prestado com base no quilômetro rodado. Segundo a Prefeitura, os ônibus estão sendo monitorados por GPS. Na primeira quinzena de julho, os ônibus percorreram mais de 1 milhão de quilômetros em comparação à primeira quinzena de junho. E, atualmente, ainda de acordo com a Prefeitura, há cerca de 450 pontos de ônibus que voltaram a ter atendimento.

“O GPS é eficaz? Só ele serve? O que mais poderia ser feito diante das reclamações da população? No que a prefeitura precisa pensar? Por que não retomar nos mesmos horários e com a mesma oferta?”, questionou Marcus Quintella, diretor da FGV transportes.

Confira as oito linhas que vão estar em circulação a partir de hoje (1):

Consórcio Santa Cruz

874 (Barra de Guaratiba X Terminal Recreio) – Começa a operar dia 8/8

885 (Santa Cruz X Mato Alto – via Pedra de Guaratiba) – Começa a operar dia 15/8

825 (Campo Grande X Jesuítas) – Começa a operar dia 22/8

Consórcio Internorte

277 (Rocha Miranda X Candelária) – Começou a operar dia 1/8

665 SVB (Pavuna X Saens Peña – via Barros Filho) – Começou a operar dia 1/8

669 SV (Pavuna X Méier – via Costa Barros) – Começa a operar dia 22/8

Consórcio Transcarioca

709 (Cascadura X Amarelinho) – Começa a operar dia 10/8

Consórcio Intersul

229 (Usina X Castelo) – Começa a operar dia 15/8

*Sob supervisão de Natashi Franco

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