Uma passagem secreta foi encontrada nesta terça-feira (20), em uma clínica irregular no bairro de Colégio, na Zona Norte do Rio, durante uma ação do Conselho Regional de Odontologia e da Polícia Civil. O local foi descoberto porque o dono da clínica tentou fugir pelos fundos com a chegada da polícia. Ele entrou em um armário que dava para um acesso à comunidade Parapedro, também na Zona Norte.
Dono do local, o dentista foi preso por crimes contra as relações de consumo e saúde pública. Ele tinha a clínica há quatro meses, mas só passou a ter o registro há uma semana.
Segundo o próprio, a passagem no armário foi feita para facilitar a entrada e saída de traficantes da comunidade para tratamentos dentários. Assim, eles evitariam abordagens policiais.
De acordo com a polícia, o dentista não tem qualquer anotação criminal que aponte ligação direta com o tráfico.
"Nas anotações dele, não consta que ele tinha ligação com o tráfico. Tudo começou com uma denúncia do Conselho Regional de Odontologia, aí foi marcada uma fiscalização conjunta. Chegando ao local, a gente constatou que realmente a clínica era clandestina porque não tinha CNPJ e nenhum documento da vigilância sanitária".
O dono ainda confessou que não esterelizava os instrumentos, apenas lavava os equipamentos em uma pia de cozinha. Depois da ação, a clínica foi interditada pela Vigilância Sanitária. Ele realizava procedimentos como colocação de aparelho e lente nos dentes, alguns tratamentos custavam cerca de R$ 5 mil.
*Sob supervisão de Natashi Franco