Motorista que provocou morte de jogador diz que foi sequestrado pelo tráfico

Leonardo Ribeiro é investigado por homicídio culposo de trânsito. Ele prestou depoimento nesta quarta-feira (12) e negou ter fugido do local do acidente.

Ana Clara Prevedello* e Nicolle Timm

Leonardo Ribeiro do Couto (à direita), chegou acompanhado do advogado na delegacia.
Divulgação TV Band Rio

Leonardo Ribeiro do Couto, de 25 anos, motorista envolvido no acidente que matou o jogador de futsal Lucas Oliveira, de 21, prestou depoimento à polícia hoje (12). Ele é investigado por homicídio culposo de trânsito. A Band Rio teve acesso com exclusividade ao documento.

O motorista não era visto desde o acidente, há dois dias. Ele chegou acompanhado do advogado na delegacia, negando que fugiu do local da batida. No depoimento, Leonardo afirma que foi sequestrado por traficantes armados enquanto tentava chegar à UPA de Manguinhos para pedir socorro, logo após o acidente.

Segundo ele, pelo menos cinco criminosos o agrediram e o ameaçaram de morte, dando coronhadas em diversas partes do seu corpo e jogando caixotes de feira nele. Os homens teriam suspeitado que ele fosse de uma facção rival.

O motorista contou ainda que os traficantes o levaram até a favela do Jacaré, onde permaneceu sequestrado em uma boca de fumo, até os criminosos confirmarem que ele havia acabado de se envolver em um acidente.

Leonardo concluiu dizendo à polícia que os traficantes o obrigaram a subir em uma moto e o levaram até a porta de sua casa. Ele também disse que seu celular ficou no local do acidente, o que o impediu de entrar em contato com outras pessoas para informar o que havia acontecido.

O motorista nega ter bebido álcool durante a festa em que estava com os amigos, em Benfica, antes da colisão. Leonardo afirmou que bebeu apenas energético e água. Mas um dos ocupantes do veículo disse, em depoimento prestado na segunda-feira (10), que Leonardo estava bêbado, e que chegou a alertá-lo sobre a alta velocidades momentos antes da batida.  

RELEMBRE O CASO

O jogador de futsal Lucas Oliveira, de 21 anos, morreu na segunda-feira (10) em um acidente na Av. Dom Hélder Câmara, no Viaduto de Benfica, na Zona Norte, por volta das 5h30 da manhã. 

O motorista perdeu o controle do carro após se assustar com uma motocicleta, e subiu na calçada, batendo em um poste. O para-choque do veículo foi parar do outro lado da rua após a colisão.

Também estavam no carro Pedro Augusto Fernandes, de 21 anos, Lucas André Paluma, de 18, Caio Mendes da Silva, de 21, e Leonardo Ribeiro, motorista de 25 anos que prestou depoimento.

Nas redes sociais, amigos prestaram homenagens ao jovem que faleceu. Lucas jogava futsal em Portugal, mas estava de férias no Rio de Janeiro desde o fim de junho, para ver a família e amigos.

*Sob supervisão de Christiano Pinho. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.