Moradores e comerciantes reclamam de insegurança em Botafogo

O número de furtos no bairro aumentou quase 25% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ana Clara Prevedello*

Moradores e comerciantes reclamam de insegurança em Botafogo
Muitos crimes são registrados por câmeras de segurança espalhadas pelo bairro.
Divulgação Band TV Rio

Moradores e comerciantes de Botafogo, na Zona Sul do Rio, se sentem intimidados pelos assaltos e furtos que acontecem na região. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que o número de furtos no bairro aumentou quase 25% nos primeiros três meses de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Às vezes, quando a gente sai muito cedo, antes das 5h, 6h da manhã, tem muito morador de rua. À tarde e à noite também, quando a gente vai pegar o metrô. Sempre tem uma sensação de insegurança”, lamenta o chefe de cozinha José Marcos Patrocínio, que é morador de Botafogo.

O ISP ainda divulgou um aumento nos roubos. Foram 259 em janeiro, fevereiro e março de 2022. Em 2023, durante o mesmo período, o número subiu para 284.

Muitos crimes são registrados por câmeras de segurança espalhadas pelo bairro. Um caso que chamou a atenção aconteceu na rua Álvaro Ramos, próximo à TV Band. O ladrão leva, durante o dia, uma moto que estava estacionada a poucos metros do 2º BPM.

RELEMBRE O CASO

No início de março deste ano, um homem sofreu duas tentativas de assalto à mão armada em Botafogo, em um período de cinco dias. Os crimes aconteceram na Rua Voluntários da Pátria, na Zona Sul.

O servidor público Alberto Sanches foi abordado por dois criminosos que estavam em uma moto e, menos de uma semana depois, foi surpreendido no meio da rua por um homem que portava um revólver. O crime foi registrado por câmeras de segurança.

*Sob supervisão de Danillo Carneiro