Um menino de doze anos foi baleado na cabeça no caminho para a escola, nesta segunda-feira (15), no Jardim Catarina, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Ele foi encaminhado para o Centro de Traumas do Hospital Estadual Alberto Torres e vai passar por cirurgia para retirar a bala, que está alojada.
No hospital, quando o rapaz retomou a consciência, ele afirmou aos médicos que estava com uma amiga e com a irmã e tentou protegê-las. Segundo ele, mesmo ferido, empurrou a colega e correu com a irmã nas costas, mas acabou desmaiando no meio do caminho. Ele foi socorrido pelo próprio pai e levado para o hospital.
De acordo com os médicos que atenderam a vítima, o procedimento cirúrgico deve durar 3h.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que não havia operação no momento em que o menino foi atingido. Um grupo de PMs estava realizando um patrulhamento na região, quando foi alvo de disparos. Os policiais afirmaram que não revidaram e que se protegeram dos tiros.
Em 2023, o Instituto Fogo Cruzado registrou 76 pessoas atingidas por balas perdidas na Região Metropolitana do Rio - 24 morreram e 52 ficaram feridas. Destas, oito eram adolescentes - uma morreu - e dez eram crianças - 4 morreram.
*Sob supervisão de Helena Vieira