Menino de 11 anos morre baleado na virada do ano em Mesquita

Vídeo mostra criança dançando com a família minutos antes de falecer, na varanda de casa

Karol Neves*

Juan foi a primeira criança vítima de bala perdida em 2023. Reprodução
Juan foi a primeira criança vítima de bala perdida em 2023.
Reprodução

Uma criança morreu vítima de bala perdida nos primeiros minutos de 2023. Juan Davi de Souza Faria, de 11 anos, foi morto durante a comemoração do réveillon, no último domingo (01), em Mesquita, na Baixada Fluminense. O menino estava na varanda de casa quando foi atingido.

“Estávamos curtindo na nossa varanda antes de começar a queima de fogos, aí quando começou a contagem regressiva a gente foi pra sala, por conta desses acontecimentos de tiro misturado com fogos, e aí a gente curtiu ali os últimos momentos da contagem, ele abraçou a gente e foi pra varanda pra terminar de ver a queima de fogos, mas subiu na cadeira e assim que ele subiu na cadeira ele já caiu com o tiro na cabeça já”, contou o primo da vítima, Luiz Felipe Alves.  

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). De acordo com a Polícia Militar, no momento do fato, não havia operação do 20ºBPM (Mesquita).

De acordo com o primo da vítima, o barulho do tiro fez a família pensar que algum vidro tinha quebrado. No entanto, a bala, na verdade, tinha atravessado a cabeça da criança.

“A gente pensou até que a garrafa de champanhe tinha estourado, que estava bem na frente dele, a garrafa, quando ele tinha subido na cadeira. Só que aí, quando a gente foi ver, a garrafa estava inteira e ele estava no chão”, disse o primo do menino.

Juan foi a primeira criança vítima de bala perdida em 2023, na Região Metropolitana do Rio, segundo o Instituto Fogo Cruzado. De acordo com o estudo, 119 crianças foram baleadas no Grande Rio entre 5 de julho de 2016 e 30 de setembro de 2022. Dessas, 32 morreram e 87 ficaram feridas. Além disso, 87 foram vítimas de balas perdidas.  

“Você estava vivo ontem, comendo, dançando e hoje você não está mais entre nós. Isso me dói muito, sinto a sua falta não consigo acreditar na sua perda”, disse o primo da criança, Saulo Alves, nas redes sociais.

Em nota, a Escola Municipal Machado de Assis, localizada em Mesquita, onde o menino estudava, lamentou o fato e afirmou: “Que a família do Juan Davi receba nossas condolências e nosso amor nesse momento. Que tenham força e paz para passar por esse momento de dor e tristeza. Sintam-se abraçados”.

*Sob supervisão de Natashi Franco