Mar de conchas: Fenômeno toma conta da areia da praia de Copacabana

Especialistas explicam que o aparecimento delas em regiões costeiras é natural, mas não é comum na região

Júlia Zanon*

Conchas de diferentes tamanhos aparecem na praia de Copacabana
Reprodução

Um trecho da praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, apareceu completamente coberto de conchas de diferentes tamanhos na noite desta quarta-feira (29). O fenômeno atípico na região despertou interesse dos frequentadores e de especialistas, já que o fenômeno é atípico na região.

"De repente apareceu uma praia de conchas aqui no meio da areia. Estamos aqui agora, mas vamos vir amanhã para tentar descobrir o mistério dessas conchinhas", disse o biólogo Ricardo Gomes, diretor do Instituto Mar Urbano.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O fenômeno é comum em regiões costeiras. Com a movimentação da água do mar durante ressacas, as conchas são levadas para a areia. Nesta manhã (29), o mar em Copacabana está alto e já está levando as conchinhas de volta.

O biólogo Ricardo Gomes alerta que elas têm nutrientes específicos para o mar e não podem ser retiradas da praia.

"Elas também são abrigo de diversas espécies de moluscos, de crustáceos e outras espécies. Além disso, ajudam a proteger a costa contra a  erosão e tem nutrientes importantíssimos para o ciclo do oceano. A concha podemos admirar, tirar fotos e depois devolver", explicou.

*Sob supervisão de Helena Vieira

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.