Band Rio de Janeiro

Maior parque dos dinossauros do mundo fica no Rio

Terra dos Dinos, em Miguel Pereira, tem mais de 40 réplicas em tamanhos reais

Natashi Franco

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Reprodução Tv Band

A 120 quilômetros da capital fluminense, cercada de árvores, o visitante passa por um portão que o leva de volta a uma era pré-histórica, onde animais gigantes habitam as terras. Não é preciso esperar muito para perceber que a área, de um milhão de metros quadrados, foi reservada para uma aventura na terra dos dinossauros. O maior parque desse tipo no mundo fica em Miguel Pereira, na Região Sul Fluminense. O local conta com mais de 40 réplicas em escalas reais dos animais.

Em desenvolvimento desde 2018, o Parque Terra dos Dinos foi construído em plena Mata Atlântica, no Parque Rocha Negra, uma unidade de proteção integral do município. Entre as réplicas criadas, uma se destaca a do Argentinossauro, com mais de 30 metros de comprimento, considerado um dos maiores animais que já existiram na Terra.

"A gente está aguardando muito tempo pela inauguração, ele ama dinossauros e a gente tá realizando esse sonho de conhecer o parque", contou Cássia Costa que trouxe o filho Miguel para conhecer a Terra do Dinos.  

Elenice veio com o Gabriel, de apenas dois anos de idade, que mesmo ainda pequenino já adora os dinos. 

"O aniversário dele de dois anos vai ser do Jurassic (Park) e nós vamos aproveitar pra fazer as fotos", contou a Elenice Figueiredo, farmacêutica.

O parque conta ainda com a tirolesa que é considerada a maior do estado, com 300 metros de comprimento e 100 metros de altura. Além disso, os visitantes também podem caminhar por uma trilha suspensa com mais de 200 metros de extensão e pontos que chegam a 10 metros de altura.

"Acho que o grande diferencial aqui é que a gente sempre quis fugir daquele padrão: os bonecos animatronics que emitem sons e movimentos. Sai daquele padrão e traz experiências diferentes dentro do próprio parque. Acaba sendo uma aventura, tem uma história dentro do parque que é contada. Então, na verdade, é um circuito cheio de experiências," explica Márcio Clare, CEO do parque.


Além da aventura, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o mundo dos dinossauros de forma lúdica e divertida, aprendendo sobre paleontologia, fossilização, tipos de dinossauros e seus períodos históricos, espécies e muito mais. Um estímulo que já movimenta os hotéis da cidade.

"Agora com esses novos empreendimentos na cidade, a gente tá tendo uma procura maior aos (dias) meio de semana, inclusive esse mês de novembro, a gente tá com uma expectativa de toda a rede hoteleira com ocupação de quase 100% por cento e com uma procura incessante exatamente por conta do parque dos dinossauros", falou Marcos Martins, proprietário de pousada.

O investimento gerou ao menos 160 empregos diretos e a ideia é movimentar o turismo na cidade recebendo até cinco milhões de visitante por ano.

"A gente entendeu a vocação da cidade e sabe o quanto é essa demanda pro estado do Rio de Janeiro, e estamos entregando o maior parte de dinossauros do mundo. Com isso, vamos atrair pessoas do Brasil inteiro e até internacional. Estamos trabalhando em cima de um milhão de visitantes por ano. Com isso, a gente passa grandes cidades de vocação turística do estado do Rio de Janeiro", comemora o prefeito de Miguel Pereira, André Português.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.