Band Rio de Janeiro

Maior parque dos dinossauros do mundo fica no Rio

Terra dos Dinos, em Miguel Pereira, tem mais de 40 réplicas em tamanhos reais

Natashi Franco

Terra dos Dinos tem mais de 40 réplicas em tamanhos reais Reprodução Tv Band
Reprodução Tv Band

A 120 quilômetros da capital fluminense, cercada de árvores, o visitante passa por um portão que o leva de volta a uma era pré-histórica, onde animais gigantes habitam as terras. Não é preciso esperar muito para perceber que a área, de um milhão de metros quadrados, foi reservada para uma aventura na terra dos dinossauros. O maior parque desse tipo no mundo fica em Miguel Pereira, na Região Sul Fluminense. O local conta com mais de 40 réplicas em escalas reais dos animais.

Em desenvolvimento desde 2018, o Parque Terra dos Dinos foi construído em plena Mata Atlântica, no Parque Rocha Negra, uma unidade de proteção integral do município. Entre as réplicas criadas, uma se destaca a do Argentinossauro, com mais de 30 metros de comprimento, considerado um dos maiores animais que já existiram na Terra.

"A gente está aguardando muito tempo pela inauguração, ele ama dinossauros e a gente tá realizando esse sonho de conhecer o parque", contou Cássia Costa que trouxe o filho Miguel para conhecer a Terra do Dinos.  

Elenice veio com o Gabriel, de apenas dois anos de idade, que mesmo ainda pequenino já adora os dinos. 

"O aniversário dele de dois anos vai ser do Jurassic (Park) e nós vamos aproveitar pra fazer as fotos", contou a Elenice Figueiredo, farmacêutica.

O parque conta ainda com a tirolesa que é considerada a maior do estado, com 300 metros de comprimento e 100 metros de altura. Além disso, os visitantes também podem caminhar por uma trilha suspensa com mais de 200 metros de extensão e pontos que chegam a 10 metros de altura.

"Acho que o grande diferencial aqui é que a gente sempre quis fugir daquele padrão: os bonecos animatronics que emitem sons e movimentos. Sai daquele padrão e traz experiências diferentes dentro do próprio parque. Acaba sendo uma aventura, tem uma história dentro do parque que é contada. Então, na verdade, é um circuito cheio de experiências," explica Márcio Clare, CEO do parque.


Além da aventura, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o mundo dos dinossauros de forma lúdica e divertida, aprendendo sobre paleontologia, fossilização, tipos de dinossauros e seus períodos históricos, espécies e muito mais. Um estímulo que já movimenta os hotéis da cidade.

"Agora com esses novos empreendimentos na cidade, a gente tá tendo uma procura maior aos (dias) meio de semana, inclusive esse mês de novembro, a gente tá com uma expectativa de toda a rede hoteleira com ocupação de quase 100% por cento e com uma procura incessante exatamente por conta do parque dos dinossauros", falou Marcos Martins, proprietário de pousada.

O investimento gerou ao menos 160 empregos diretos e a ideia é movimentar o turismo na cidade recebendo até cinco milhões de visitante por ano.

"A gente entendeu a vocação da cidade e sabe o quanto é essa demanda pro estado do Rio de Janeiro, e estamos entregando o maior parte de dinossauros do mundo. Com isso, vamos atrair pessoas do Brasil inteiro e até internacional. Estamos trabalhando em cima de um milhão de visitantes por ano. Com isso, a gente passa grandes cidades de vocação turística do estado do Rio de Janeiro", comemora o prefeito de Miguel Pereira, André Português.