Livros para jovens são maioria de vendas na 20° edição da Bienal do Livro do Rio

De 10 mais vendidos em um estande, 6 são voltados para este público

Beatriz Duncan (sob supervisão)

A próxima edição da Bienal do Rio acontece em 2023.
Divulgação/Giulia Cordeiro

Mesmo em tempos de redes sociais, a literatura jovem foi protagonista na 20° edição da Bienal Internacional do Livro 2021, que aconteceu entre os dias 3 e 12 de dezembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. As obras que transitaram do romance à ficção, chamaram a atenção dos leitores de todas as idades.

Em um dos estandes, os livros para a audiência jovem bateram recorde de vendas. Do top 10, seis eram voltados para este público.

“Aqui na editora, a gente tem as redes sociais muito ativas há mais de 11 anos e as redes são nossa estratégia para divulgação e campanha. Então a gente conversa muito com essa galera jovem e consegue apresentar os lançamentos (para eles). E a gente, na verdade, está lançando livros que falam com esse público. Desde o início da pandemia, a gente teve o retorno do jovem à literatura, a esse universo fantástico”, relata Heloiza Daou, diretora de marketing da editora Intrínseca.

No painel, "O desafio de nos tornarmos quem somos", o tema do amadurecimento reuniu adolescentes debatendo como é construída a jornada do descobrimento de personalidade de cada personagem. Estiveram presentes, virtualmente, as autoras internacionais Jenna Evans Welch e Tracy Deonn, com mediação de Clara Savelli.

Durante o encerramento da Bienal, a organizadora da feira, Tatiana Zaccaro, relatou a surpresa com a adesão do público com a compra de livros.

A maior feira literária do país reuniu cerca de 250 mil pessoas presencialmente ao longo de 10 dias. Mais de 50% dos visitantes estavam entre as idades de 18 e 25 anos. Desse total, cerca de 70 mil eram estudantes de escolas da rede municipal e estadual de educação.

“A conexão com os educadores foi maravilhosa, de muita troca e aprendizado. Os ajudamos com a curadoria de quais títulos poderiam levar de acordo com o perfil de cada unidade”, conta Marta Ribas, membro da Comissão Bienal do Livro do Rio e curadora do espaço infantil.

Para incentivar a leitura jovem e ajudar na composição de acervo da educação do Rio, a organização do evento disponibilizou para 1.561 unidades administrativas (escolas, creches e núcleos de extensão), cartões para compra de livros com valor variado de R$1.000 a R$1.600.

A próxima edição da Bienal do Rio acontece em 2023.

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