Um novo Laboratório de Biologia Molecular foi inaugurado hoje (14) na Firjan, no bairro do Maracanã, na Zona Norte do Rio. O espaço faz parte do Instituto Senai de Química Verde e pretende atuar no combate de doenças emergentes, com as variantes do novo coronavírus.
O laboratório tem tecnologia de ponta e pretende colocar em prática projetos voltados para Biologia Molecular e Biotecnologia. A ideia é que espaço de pesquisa sirva para criação de novos medicamentos e vacinas. O laboratório ainda conta com a parceria da Fiocruz.
“Para o complexo de desenvolvimento, pesquisa e novas moléculas, esse é diferenciado. Ele vai colaborar com a indústria farmacêutica do Rio e quiçá do mundo. A gente vai trabalhar em parceria com a Fiocruz”, comentou Carlos Fernando Gross, vice-presidente da Firjan.
Com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz, o espaço de pesquisa da Firjan pretende mapear o aparecimento de novas doenças no país, além das próprias variantes da Covid-19. A ideia é embasar pesquisas para produzir novos fármacos e diagnósticos no mercado.
“Várias outras instituições vão participar do nosso laboratório. A saúde e a população que ganham, é um trabalho difícil, mas que compensa”, finalizou o vice-presidente da Firjan.