A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico do Rio de Janeiro começou no fim de semana e vai até o dia 20 de outubro com uma série de atrações para o público. No evento os visitantes têm a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre a biodiversidade brasileira. São oficinas, jogos, trilhas, visitas guiadas, exposições, palestras e rodas de conversa de forma gratuita.
Ao todo são mais de 40 atividades na programação entre oficinas, jogos, trilhas e visitas guiadas, exposições, palestras, rodas de conversa e demonstrações, para públicos de diferentes idades. Para quem vai participar das trilhas e visitas guiadas não há cobrança na entrada, mas é necessário se inscrever no Centro de Visitantes.
Nos stands do Galpão das Artes, por exemplo, os visitantes poderão observar como é feita a extração de substâncias de plantas medicinais, receber dicas de sustentabilidade que ajudam a reduzir custos domésticos, conhecer melhor as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), ver as minúsculas florestas de musgos, fazer tintas de solo, ou até mesmo fazer bijuterias com sementes.
Para quem mora em apartamento, as oficinas de técnicas agroecológicas para pequenos espaços e a oficina de terrários são boas opções. Já nas palestras sobre sementes, o público vai conhecer a menor e a maior sementes do mundo. No Serviço de Educação Ambiental, é possível observar, com lupa e microscópio, plantas brasileiras ameaçadas de extinção.
Confira a reportagem completa no vídeo acima.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.