Uma pessoa foi presa em uma operação policial que cumpre 21 mandados de busca e apreensão em sete municípios da Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio, nesta quarta-feira (1). A ação investiga uma quadrilha especializada em roubos de carga.
Os criminosos, alvos da ação, tinham como foco principal o desvio de grande quantidade de resina. As investigações já identificaram dois grupos dentro da quadrilha: um formado por funcionários de uma empresa e outro por empresários donos de transportadoras. Motoristas eram contratados para informar o falso crime de roubo de carga.
O grupo usava uma plataforma virtual de transporte rodoviário de cargas para procurar serviços publicados por empresas. Um motorista entrava em contato com a empresa para fechar o negócio relacionado ao frete, transporte e carregamento do caminhão. Depois, um segundo motorista assumia o veículo e desviava a carga enquanto o primeiro criminoso procurava a delegacia alegando ter sido vítima de um roubo.
Os investigadores ainda identificaram uma ligação dos criminosos com outras dezenas de fraudes relacionadas a "tombos de carga”, principalmente de alumínio e ferro.
Ao todo, o prejuízo para o setor é de R$ 2 milhões e de R$ 3 milhões para a empresa de resina.
Os mandados foram cumpridos na Capital Fluminense, Duque de Caxias, Magé, Nova Iguaçu, Mesquita, Seropédica e Piraí. A Polícia Civil tem apoio do Ministério Público e da Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) na ação.