Jeander Vinícius da Silva Braga, de 29 anos, confessou em depoimento à polícia a participação na morte do ator Jeff Machado. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros pediu a prisão dele e de Bruno de Souza Rodrigues, principal suspeito do crime.
Aos investigadores, na última sexta-feira (26), Jeander, que admitiu ser garoto de programa, afirmou que havia se encontrado com Jeff na casa do ator, em Barra de Guaratiba, onde participaria de uma filmagem de vídeo erótico. Também estariam presentes Bruno e um homem identificado apenas como Marcelo, que seria um miliciano da Zona Oeste.
Jeander disse que Marcelo estava “alterado” e assassinou Jefferson, alegando que o ator havia passado HIV para ele. O suposto miliciano teria ordenado que Bruno e Jeander colocassem o corpo da vítima em um baú, levassem o móvel até o carro de Jeff e dirigissem em direção ao imóvel em Campo Grande, onde o baú foi enterrado.
Jeander afirmou que Marcelo teria descido do carro em uma rua deserta e que seguiu até a casa com Bruno. No local, ele teria cavado sozinho o buraco onde colocou o baú com o corpo da vítima, enquanto Bruno esperava.
Segundo a Polícia Civil, através de seus advogados Bruno também contou versão semelhante sobre o dia da morte de Jeff, em 23 de janeiro. Mas para a Delegacia de Descoberta de Paradeiros, Marcelo é uma invenção da dupla. Os investigadores acreditam que Jeander e Bruno criaram a história para tentar omitir a participação deles no assassinato e alegar que foram obrigados por um criminoso a ocultar o cadáver da vítima.
A defesa de Bruno Rodrigues afirma que só vai falar sobre o caso depois de ter acesso à investigação. A reportagem da BandRio tenta contato com a defesa de Jeander.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.