“Homem-Aranha” do crime é preso em flagrante no Grajaú

Alexandre dos Santos escalava prédios e invadia os imóveis pelas varandas

Felipe de Moura*

O criminoso foi preso em flagrante hoje (23)
Reprodução

O criminoso conhecido como “Homem-Aranha” do crime foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (23) por policiais militares depois de invadir mais uma residência no Grajaú, na Zona Norte do Rio.

Os agentes foram acionados por moradores e conseguiram alcançar o criminoso durante a tentativa de fuga com o computador de uma vítima, que foi recuperado.

O “Homem-Aranha” do crime é conhecido assim pela forma como agia. Ele escalava apartamentos pelas varandas para cometer furtos em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Em uma das ocasiões, o bandido subiu cerca de 20 metros para furtar um apartamento no sexto andar. Antes ele também passou em outro imóvel, no quarto andar.

Ele fez dezenas de vítimas. “Imagina você acordar de manhã e dar de cara com a sua sala toda revirada faltando laptop que você trabalha. Um prejuízo, um susto danado. Foi de madrugada, ele entrou e a gente estava dormindo, eu minha filha e minha mãe e a gente ficou super traumatizada, assustada. Ele subiu no sétimo andar que estou agora e foi um susto muito grande e não desejo para ninguém”, disse Cristiane Maria de Figuereido.

O criminoso já tinha dez passagens pela polícia por furto a residências e receptação. Ele foi identificado por conta da digital deixada no porta-retrato de um dos apartamentos que invadiu.

Em uma das invasões, ele deixou marcas nas paredes que indicavam pegadas de sapatilhas especiais. Os moradores acreditam que ele possa ter conhecimento de alpinismo.

RELEMBRE O CASO

Em setembro desse ano, o criminoso escalou cerca de 20 metros para furtar um apartamento no sexto andar, na Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel.

“O criminoso adentrou nas varandas de dois apartamentos. Só não entrou em outras porque as varandas estavam trancadas. A sensação é de insegurança total, todo mundo com varandas trancadas, janelas trancadas. Ele levou a bolsa dos moradores com vários pertences dentro. Ele deve ter a destreza de um alpinista para fazer isso”, disse Neilson campos, síndico do prédio que sofreu duas invasões.

Depois da invasão, um comunicado foi entregue pelo síndico aos moradores com orientações de trancarem portas, janelas e varandas durante a madrugada.

A Polícia Civil registrou, apenas no último semestre, oito casos de apartamentos invadidos e furtados na região. Um inquérito tinha sido instaurado para identificar quem era o “Homem-Aranha do crime”.

“Ele chegou ao oitavo andar. Só que esse prédio tem a portaria, acima mais dois andares de garagem, aí vem o térreo. Então ele chegou mesmo a uma altura de 12 andares. Ele tem total expertise do que está fazendo, poderia largar o crime e ir para o esporte ”, comentou Marcos Vinicius Vasco Silva, vice-presidente da Associação de Moradores de Vila Isabel.

*Sob supervisão de Christiano Pinho

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.