Vanessa Brito dos Santos, de 34 anos, foi agredida a marteladas pelo ex-marido Adriano Dos Santos Salvador, na comunidade da Asa Branca, em Curicica, na Zona Oeste do Rio. Grávida de 7 meses, a mulher precisou realizar uma cesariana de emergência para salvar o bebê, que está bem.
A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) Jacarepaguá investiga o caso como tentativa de feminicídio. Neste momento, Vanessa está internada em estado grave no Hospital Municipal Miguel Couto, na Zona Sul. Os familiares da vítima acusam o homem de ter invadido a casa dela na madrugada desta quarta-feira (14).
“Eu tive a notícia de uma amiga da minha filha, que tem o contato dele (agressor), disse que ele está vendo tudo, ameaçou eu e ela, que não vai ficar assim. Se ela morrer, ele vai se entregar, se ela não morrer, ele vai voltar para fazer o que ele não conseguiu terminar”, falou Ana Cristina dos Santos, mãe da vítima.
Segundo a irmã da vítima, Thais Cristina dos Santos Soares, Vanessa e o suspeito foram casados durante 17 anos, mas a vítima decidiu se separar há um ano por causa do comportamento agressivo do marido, com quem tem outros cinco filhos.
De acordo com Thais, Adriano não se conformava com o fim do relacionamento, quando invadiu a casa da vítima. As agressões começaram quando a vítima dormia, na frente de três das cinco filhas do casal.
“A minha sobrinha de 9 anos que teve reação e correu para chamar a vizinha. Aí ele fugiu do local. Elas (filhas) estão perguntando toda hora se ela está bem, com o está a mãe, se ela vai voltar para casa. Elas estão com a cabeça muito agitada, toda hora chorando, mas o psicológico das crianças não fica a mesma coisa. Ele (agressor) é um perigo para a sociedade, se esse homem não for preso, ele vai fazer pior. Ele merece pagar por isso. Ele bateu muito com o martelo na cabeça dela”, disse Thais.
Policiais militares do Batalhão de Jacarepaguá (18º BPM) contaram que quando chegaram no local já encontraram a vítima muito machucada, com diversos ferimentos na cabeça e deitada no corredor da casa onde mora.
Ela já estava sendo atendida por Bombeiros, que a levaram para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Mas, segundo os familiares, por conta da gravidade dos ferimentos, a mulher precisou ser transferida para o Hospital Miguel Couto.
De acordo com a PM, quando a equipe chegou ao local, Adriano já tinha fugido. Os agentes encontraram no imóvel o martelo que pode ter sido usado para agredir Vanessa. Segundo a Polícia Civil, um dos motivos para o crime seria o fato de Adriano não aceitar que a ex-esposa estava grávida fruto de um novo relacionamento.
A perícia foi feita no local e o martelo encontrado na cena do crime foi apreendido. Testemunhas estão sendo ouvidas na delegacia e os policiais fazem buscas para localizar o suspeito.
*Sob supervisão de Natashi Franco