Grande Rio é campeã do carnaval 2022 do Rio

Com o enredo “Fala, Majeté! As sete chaves de Exu”, a escola fez um desfile vibrante na Sapucaí e conquistou seu primeiro título

Felipe de Moura*

A escola sagrou-se campeã do carnaval do Rio de 2022
Reprodução

A Acadêmicos da Grande Rio sagrou-se campeã do carnaval do Rio de 2022 na tarde desta terça-feira (26). Com o enredo “Fala, Majeté! As sete chaves de Exu”, a escola fez um desfile vibrante na Sapucaí.

Depois de chegar quatro vezes no segundo lugar (2020, 2010, 2007 e 2006), a Grande Rio conseguiu conquistar seu primeiro título do carnaval do Rio. A disputa direta foi com a Beija-flor, de Nilópolis, por décimos.

A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, homenageou Exu em seu samba-enredo, divindade das religiões de matriz africana que faz ponte entre os humanos e os orixás.

“Orei muito com minha mãe, minha vó, todo mundo. Orei, orei, orei... Nem sempre o jurado julga... Mas deu tudo certo. Grande Rio campeã. Estou até sem voz de tanto gritar, de tanto me emocionar. Essa vitória não é para mim, é para Caxias e à toda uma comunidade, todo um povo que merece esse título inédito hoje. Agora é só festejar”, disse Demersom D'alvaro, integrante da Comissão de Frente da escola que representou Exu. Na apuração, a escola tirou nota 10 de todos os jurados nesse quesito.

A escola também recebeu nota máxima nas seguintes categorias: fantasia, harmonia, bateria, samba-enredo, alegoria e adereços, enredo e mestre-sala e porta-bandeira.

O intuito da escola com o samba-enredo sobre o orixá Exu era combater a demonização da cultura afro e de religiões de matriz africana.

“Desfilo há 25 anos e é a primeira vez que temos a oportunidade de trazer a taça, porque não houve erro algum na avenida. Nós sempre pecamos, mas dessa vez não houve erro algum. Não só eu como todos os componentes ficamos muito emocionados porque muitos perderam entes queridos”, disse a coordenadora da ala das passistas, Mariza Furacão

As seis melhores colocadas vão participar do Desfile das Campeãs, neste sábado (30). Beija Flor, Viradouro, Vila Isabel, Portela e Salgueiro, pela ordem de classificação, além da campeã Grande Rio, vão desfilar na Sapucaí.

“Na verdade, o desfile foi uma parada sem igual. A gente pode dizer assim. Conseguimos expressar tudo o que queríamos fazer na avenida. Nesses 10 anos que estou aqui, tenho a visão privilegiada porque participo do carro de som , vemos a escola do começo ao final, de uma certa forma, é uma experiência ímpar, vemos os problemas ocorrerem e as realizações acontecerem, a nossa percepção foi essa”, comentou Jean Caxias, locutor da Grande Rio.

*Estagiário sob supervisão de Stephanie Mendonça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.