Governo do Rio vai investir R$ 21 milhões para restaurar Palacete do Parque Lage

O espaço de 1.800 metros quadrados é a sede da Escola de Artes Visuais (EAV), que conta com mais de 700 alunos

Ana Clara Prevedello*

O Palacete é a sede da Escola de Artes Visuais (EAV), com mais de 700 estudantes.
RioTur.Rio

O Governo do Rio anunciou hoje (12) um investimento de R$ 21 milhões para restaurar o Palacete do Parque Lage, na Zona Sul. O espaço de 1.800 metros quadrados é a sede da Escola de Artes Visuais (EAV), que conta com mais de 700 alunos matriculados.

O projeto prevê obras de infraestrutura e de acessibilidade, com melhorias para o prédio histórico, que recebe mais de 50 mil visitantes por mês. O Palacete ainda conta com um acervo de 10 mil livros sobre arte moderna e contemporânea.

Segundo o governador Cláudio Castro, a restauração e o investimento no Palacete são ações que eternizam a importância do local.

"Estamos retomando a história do Rio e cuidando de nossos prédios históricos, da nossa cultura, do nosso patrimônio, que conta aos visitantes detalhes do nosso país. Restaurar um palacete como o do Parque Lage, com a importância que ele tem, é manter a história viva, é manter o Rio vivo, pronto para receber turistas e celebrar sua própria história", comemora.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, também reforça a antiguidade da construção, que já existia no período colonial.

"O Parque Lage é uma construção emblemática, que faz parte do Rio desde a época do Brasil Colônia. Deixar esse local revitalizado é garantir a manutenção da memória fluminense. Com a reforma, os visitantes vão poder aproveitar um espaço ainda mais bonito e acessível", ressalta.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O PALACETE NO SÉCULO XIX

O Parque Lage era um engenho de açúcar durante o período colonial do Brasil. A fazenda chegou a ser a casa do militar Rodrigo de Freitas em 1811, homem que inspirou o nome da Lagoa na Zona Sul do Rio.

Em 1960, parte do terreno foi comprado pelo empresário Roberto Marinho para a construção da sede da TV Globo, mas a propriedade foi convertida em um parque público. A Escola de Artes Visuais foi criada em 1975 pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Estado de Educação.

COMO VISITAR

Para visitar a Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, é preciso agendar um horário pelo site do estabelecimento. Os horários são disponibilizados por semana, e o funcionamento é das 9h às 17h, diariamente.

*Sob supervisão de Danillo Carneiro 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.