A Polícia Civil prendeu 10 criminosos, integrantes de uma quadrilha que atuava na venda imóveis numa uma falsa imobiliária. A ação ocorreu na tarde desta quarta-feira (15) pela 14ª Delegacia de Polícia (Leblon) no Centro do Rio de Janeiro, onde a Cooperativa Casa Habitacional Fênix ficava localizada. A quadrilha era especializada em falsificar contratos de venda de imóveis.
Ao todo, 40 pessoas foram encontradas no local do crime e levadas à delegacia. Dessas, 10 foram presas, condenadas pelos crimes de organização criminosa e estelionato – consideradas líderes da quadrilha. Também foram apreendidos 10 aparelhos eletrônicos, 15 cadernos de anotações e um chip. A Polícia Civil continua investigando o caso.
Uma mulher que aparece nas imagens feitas por investigadores durante a operação, foi pega levando uma das vítimas ao banco para sacar dinheiro. Na bolsa, estavam R$ 10 mil em espécie.
“Ela é uma das principais mulheres que fazem parte da organização criminosa. Ela estava com o dinheiro de uma das vítimas”, contou Daniela Terra, delegada da 14ª DP.
COMO FUNCIONAVA O GOLPE
A organização criminosa vendia os imóveis de terceiros e solicitava um sinal em dinheiro em espécie. Quando o valor era entregue, a corporação sumia e a vítima ficava no prejuízo financeiro, já que os contratos eram fraudulentos.
De acordo com a delegada Daniela Terra, os contratos eram feitos pela Cooperativa Casa Habitacional Fênix, mas as transferências das vítimas eram feitas para outra empresa de fachada, a Mesbla Investimentos e Consultoria.
*Sob supervisão de Natashi Franco