Gal Costa morre aos 77 anos

Cantora faria dois shows no Vivo Rio, na Zona Sul da capital fluminense, em março de 2023

Karol Neves*

Gal Costa fez uma cirurgia em setembro e precisou adiar os shows. Reprodução
Gal Costa fez uma cirurgia em setembro e precisou adiar os shows.
Reprodução

Gal Costa morreu nesta quarta-feira (09) aos 77 anos. A assessoria da cantora confirmou a morte, mas não informou a causa. A artista, que tinha um nódulo na fossa nasal direita, fez uma cirurgia em setembro e ficaria fora dos palcos até o final de novembro, seguindo as recomendações médicas.

A cirurgia ocorreu depois da apresentação da cantora no festival de música "Coala", em São Paulo. Gal ainda não havia voltado aos shows, mas já tinha datas da turnê "As Várias Pontas de uma Estrela" marcadas para dezembro e janeiro.

No Rio de Janeiro, a artista faria um show no Vivo Rio, no Flamengo, na Zona Sul da cidade, no dia 24 de setembro, mas precisou ser adiado por conta de questões médicas. A data foi remarcada para o dia 25 de março do ano que vem e ganhou mais um dia, 26 de março. Esse show seria uma comemoração dos 56 anos de carreira da renomada artista brasileira.

Thiago Rabelo, que admirava o trabalho da cantora, iria, pela terceira vez, no show de Gal Costa, que aconteceria em São Paulo. Uma viagem esperada para o morador do Rio, que achava que iria curtir o melhor show da artista.

"O show da Gal seria sensacional, sem palavras sobre ela, grande artista brasileira. Esse show em São Paulo seria bem massa porque é o Gal Fatal, um show lendário dela, que afrontou a ditadura militar, bateu de frente mesmo, impulsionou também a carreira dela, um dos marcos da carreira da Gal Costa, tava bem animado pra ver esse show", contou Thiago Rabelo.

O show que Thiago iria em São Paulo foi cancelado e ele contou que, apesar das questões de saúde que provocaram o adiamento das datas, parecia que estava tudo bem, já que ontem mesmo o perfil da artista nas redes sociais havia feito postagens.

"É uma tristeza muito grande, uma das maiores artistas da música brasileira que se vai. Fica meu pesar, meus sentimentos. Infelizmente perdemos Gal Costa na nossa música".

Em nota, o governo do estado do Rio de Janeiro lamentou a morte da artista: "Uma legião de fãs fica órfã hoje com a perda de uma das belas vozes da MPB. A cantora Gal Costa marcou a história da música brasileira e virou referência do nosso país no mundo. A estrela que deixa uma importante contribuição para a arte será sempre lembrada também por sua imagem doce, admirada por várias gerações. Meus sentimentos à família e aos amigos desta extraordinária personalidade brasileira".

*Sob supervisão de Natashi Franco