Fortes chuvas atingem cidades do Norte do Rio e municípios entram em alerta

Um dique de contenção chegou a romper em Campo dos Goytacazes, uma das áreas mais afetadas.

Felipe de Moura*

Um carro caiu por conta da queda do disque Reprodução
Um carro caiu por conta da queda do disque
Reprodução

Várias cidades do Norte Fluminense entraram em estágio de alerta máximo por conta das fortes chuvas que atingem a região desde ontem (19). A situação mais preocupante é a de Campos dos Goytacazes, onde choveu em apenas 12 horas o esperado para o mês inteiro.

Ao todo foram 140 milímetros de chuva que provocaram até a queda de um dique de contenção, ocasionando um desabamento de 200 metros, na noite desta segunda-feira (19).

Um carro chegou a ser arrastado e caiu no Rio Paraíba do Sul. O motorista, de 47 anos, foi resgatado por bombeiros que passavam pelo local e levado para o Hospital Ferreira Machado, próximo à região.

“Vários pontos da cidade ficaram alagados, mas estamos fazendo um trabalho já preventivo de limpeza de canais, de valas e nós temos obtido bons resultados”, disse o secretário de Defesa Civil de Campos, coronel Alcemir Pascoutto.

A Cidade de Macaé também registrou grande volume de chuva num curto intervalo de tempo. Segundo a Secretaria de Defesa Civil do município, em 12 horas foram 128 milímetros de chuva.

Os pontos mais afetados foram: Morro de São Jorge, onde chegou a ter um deslizamento de terra, Imburo, Sol y Mar, Campo do Oeste, Novo Horizonte, Novo Cavaleiros, Mirante da Lagoa.

A Rodovia Amaral Peixoto também sofreu interdição total da via, preventivamente, para passar por avaliação pós-chuva. Mas, segundo o órgão, a cidade não registrou casos de desalojados ou desabrigados até o início da tarde desta terça-feira (20).

A Defesa Civil de Macaé já emitiu alerta para risco de chuvas intensas até quinta-feira. Fora do Norte Fluminense, mas próximo da região, o município de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, registrou um índice de chuvas de 120 milímetros em um intervalo de seis horas, entre o final da madrugada desta terça-feira e o final da manhã.

Na Região dos Lagos, em Araruama, pacientes de um hospital chegaram a ser transferidos de andar após a cheia de um rio. Já em São Pedro da Aldeia a sede de um clube de futebol desabou.

*Sob supervisão de Cristiano Pinho