Flamengo x Corinthians: Confira alterações no trânsito e no transporte

A segurança será reforçada no interior e no entorno do estádio

Felipe de Moura*

O jogo vai acontecer no Maracanã.
Daniel Brasil/Portal da Copa

Nesta quarta-feira (19), às 21h45, Flamengo e Corinthians se enfrentam pelo segundo jogo da final da Copa do Brasil. Com a grande mobilização dos torcedores Rubro-Negros, que esgotaram todos os ingressos para a partida, e pela importância do evento, a cidade do Rio terá mudanças importantes no trânsito e no transporte.

Segundo o Centro de Operações Rio, haverá um esquema especial de tráfego para o jogo de hoje à noite. Confira as vias que serão interditadas das 17h30 à 1h30 de amanhã (20):

-Rua Prof. Eurico Rabelo;

-Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;

-Rua Isidro de Figueiredo;

-Rua Conselheiro Olegário;

-Rua Artur Menezes;

-Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã;

-Av. Maracanã, em ambos os sentidos,  entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Radial Oeste.

-Av. Radial Oeste, sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Maracanã;

-Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã.

-Av. Professor Manoel de Abreu, sentido Praça da Bandeira, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Radial Oeste;

-Rua Dona Zulmira, entre a Av. Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.

ROTAS ALTERNATIVAS

Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Provenientes do Centro e Zona Sul:

Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;

Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;

Para a região do Grande Méier:

Utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno:

Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier:

Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e a Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Ainda é recomendado que os motoristas evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário dos deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas.

TRANSPORTE
 

O embarque de passageiros no MetrôRio, nesta quarta-feira (19), vai ser estendido em uma hora por conta do jogo de volta da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians. Sendo assim, os torcedores que desejam voltar com o transporte podem embarcar até 00h45. O esquema especial vale apenas para as estações Maracanã e São Cristóvão, na Linha 2.

Outras linhas e estações funcionam normalmente para embarque: 05h - 00h. Já o desembarque vai ter horário estendido para os passageiros.

A orientação é que a recarga do cartão de embarque seja feita com antecedência para evitar filas, confusões e aglomerações. A segurança será reforçada no local, assim como o número de operadores durante o período da partida.

Confira abaixo como fica o funcionamento de cada linha:

- Linhas 1 e 4 (saídas Barra, Zona Sul e Centro): a orientação é que a transferência para linha 2 seja feita na estação Botafogo/Coca Cola. É possível também fazer essa baldeação em estações compartilhadas entre Botafogo e a Central;

- Linhas de ônibus Metrô de Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo - Gávea): as operações acontecem normalmente até às 23h30.

Para quem vai ao jogo e entra pelos portões A, B e C (setores Oeste e Sul), basta descer na estação Maracanã. Nos portões D, E e F (Leste e Norte), a orientação é descer na estação São Cristóvão.

SUPERVIA

Os torcedores que vão ao jogo, poderão contar com viagens extras da SuperVia na volta para casa. Serão disponibilizados um trem para o ramal Santa Cruz, um para Japeri e um para Saracuruna. As viagens partirão da estação Maracanã.

Para a ida à final, o público poderá usar os trens da grade. A SuperVia orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta "Planeje Sua Viagem" no site e no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

SEGURANÇA

Cerca de 2 mil agentes de segurança vão trabalho no interior e ao redor do Maracanã na noite de hoje. 1.238 policiais militares vão apoiar as unidades operacionais de área no patrulhamento das principais vias de acesso, estações de transporte público e pontos de concentração de torcedores.

Para o dia do jogo, o planejamento de segurança no entorno do estádio do Maracanã começou às 14h, com a instalação das primeiras barreiras de bloqueio e as providências para evitar impactos no trânsito.

Segundo a PM, os torcedores do Corinthians receberão “atenção especial”. As torcidas organizadas, que vêm de ônibus, serão escoltadas da Rodovia Presidente Dutra até a entrada do estádio destinada à equipe visitante.

Foram mobilizadas ainda três equipes do Regimento de Polícia Montada (RPMont), com emprego de mais 30 policiais a cavalo. Uma aeronave do GAM (Grupamento Aeromóvel) estará sobrevoando e transmitindo imagens em tempo real para um estação de comunicação móvel instalada no interior do estádio.

Além disso, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) montou esquema de patrulhamento com 247 guardas municipais, sendo 42 de trânsito. 46 viaturas posicionadas em pontos estratégicos nas principais vias de acesso ao estádio, além de 12 motociclistas e seis cães também estão ao redor do Maracanã desde 15h.

Segundo a GM, não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, por isso é recomendado aos torcedores que priorizem o transporte público para chegar ao estádio, que conta com estações de trem e metrô (Maracanã e São Cristóvão) próximas, além de linhas de ônibus que passam na região.

LIMPEZA

Um esquema de limpeza especial também está acontecendo desde 8h ao redor do Maracanã. Calçadões, o acesso às rampas de entrada e as principais vias, dentro do projeto Calçada de Responsa, foram lavados com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito.

Ao todo, 141 garis estão realizando o serviço antes, durante e depois da partida. Além da lavagem hidráulica, será realizada limpeza geral, com varrição e remoção dos resíduos, com apoio de uma mini varredeira e duas varredeiras de grande porte. O último grupo vai trabalhar a partir das 21h, até que todo o entorno do estádio esteja limpo.

Serão colocados ainda 100 contêineres de 240 litros nas barreiras de acesso ao estádio e ao longo de todo o calçadão.

*Sob supervisão de Natashi Franco

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.