Paes propõe quatro fins de semana de Carnaval em parques fechados do Rio

Parque Olímpico está entre as opções e tem capacidade para 50 mil pessoas

Beatriz Duncan

O carnaval de rua 2022 foi suspenso na última terça (04) Tânia Rego/Agência Brasil
O carnaval de rua 2022 foi suspenso na última terça (04)
Tânia Rego/Agência Brasil

Depois de suspender os blocos de rua no município, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, propõe a realização de eventos em parques fechados do Rio. Entre eles está, o Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio. A ideia é que quatro blocos aconteçam por dia ao longo de quatro finais de semana. A sugestão agradou patrocinadores, mas não tanto a Associação Independente dos Blocos da Zona Sul, Santa Teresa e Centro do Rio - a Sebastiana.

“Para nós, é um lugar que a gente não tem nenhuma conexão. A gente não se identifica. A gente dá essa notícia (do cancelamento do carnaval) com muita tristeza, mais um ano sem... Duro pra gente que faz carnaval, mexe com a nossa rotina, com nosso fazer artístico”, afirma a presidente da liga Rita Fernandes.

O Parque Olímpico tem capacidade para receber cerca de 50 mil pessoas. O objetivo de realizar os blocos no local é poder controlar a entrada dos foliões com medidas como comprovante de vacinação e testes negativos para Covid-19.

A proposta vale também para o Parque Madureira, que abrigaria o bloco Cordão da Bola Preta, um dos maiores do Rio de Janeiro. O grupo já planeja diversas celebrações para não deixar passar o carnaval despercebido. As famosas feijoadas e macarronadas fazem parte da tradição do Cordão.

O QUE VEM POR AÍ?

Com a resistência inicial, a Prefeitura aguarda uma contraproposta dos blocos que deve ser apresentada amanhã. Uma reunião está marcada para esta sexta (07) para acertar essas decisões.

O carnaval de rua 2022 foi suspenso na última terça (04), depois do avanço no número de casos do coronavírus no município. 179 possíveis casos da variante ômicron estão sob investigação.