Fãs da cantora Ludmilla lotam filas do Hemorio para conseguirem ingresso de show

Até esta sexta-feira (7), voluntários que doarem sangue no Rio de Janeiro poderão ir de graça para Numanice, que acontece neste sábado (8)

Júlia Zanon*

Fãs da cantora Ludmilla lotam filas do Hemorio para conseguirem ingresso de show
Alguns fãs vieram de fora do Rio para doar sangue
Reprodução

Fãs da cantora Ludmilla lotam as filas do Hemorio depois do anúncio de uma parceria para incentivar a doação de sangue no Rio de Janeiro. Entre hoje (5) e esta sexta-feira (7), as pessoas que doarem em qualquer ponto de coleta oficial espalhado pela cidade ganharão ingressos de graça para o show Numanice, que vai acontecer no próximo sábado (8), no Engenhão.

Alguns fãs vieram de outros estados e dormiram na porta do Hemorio. O evento vai ser o maior da turnê Numanice no Rio de Janeiro.

"O 'Numanice' me proporcionou muito mais do que eu esperava, e eu gostaria de devolver de alguma forma essas coisas boas. Vi, mais uma vez, nesta campanha, uma maneira de retribuir. A causa é nobre demais, há muitas pessoas aguardando nas filas e, junto delas, famílias inteiras na expectativa por bancos de sangue que estão quase sempre vazios", contou Ludmilla, que já foi embaixadora do Hemorio em 2021.

Os candidatos que desejarem fazer parte da campanha devem informar sobre o interesse no momento do cadastro e preencherem o termo de autorização que vai ser entregue pela equipe de atendimento.

A parceria tem como objetivo fortalecer os estoques e atender o maior número possível de pessoas, lembrando que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Brasil tem apenas 1,8% de doadores recorrentes, representando um total de 3,5 milhões de bolsas de sangue. A OMS recomenda que entre 1,5% e 3% da população doe com frequência.

"Ficamos muito felizes em ter o apoio da Ludmilla para incentivar uma causa tão importante. Ela, que já foi uma de nossas embaixadoras, reconhece a responsabilidade em mostrar aos seus fãs o quanto a participação deles na doação de sangue pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas", comentou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

DOADORES

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Os voluntários também não podem ter doenças transmissíveis pelo sangue.

*Sob supervisão de Helena Vieira