Exposição sobre as Ilhas Cagarras chega ao Aeroporto Santos Dumont

Iniciativa é do Museu Nacional/UFRJ

Beatriz Duncan (sob supervisão)

A exposição acontece até o dia 20 de fevereiro Divulgação
A exposição acontece até o dia 20 de fevereiro
Divulgação

A partir desta quarta-feira (22), a exposição ‘Nas Asas da Ciência – Um Voo pelas Ilhas Cagarras’, chega ao Aeroporto Santos Dumont, na Zona Sul do Rio e traz para o carioca uma visão mais próxima deste complexo de ilhas que, desde 2010, é considerada uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral. O projeto é do Museu Nacional/UFRJ com parceria da INFRAERO, o ICMBio, o Projeto Ilhas do Rio, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Colônia de Pescadores Artesanais de Copacabana (Z-13).

O objetivo da exposição é levar informações científicas sobre as ilhas, valorizando a beleza e a biodiversidade marinha do local. As Cagarras abrangem no total seis ilhas e ilhotas e abrigam espécies endêmicas, raras, ameaçadas de extinção e que, ao mesmo tempo, são novas para a ciência.

“As Ilhas Cagarras têm grande valor paisagístico, cultural e ecossistêmico para os moradores do Rio de Janeiro e para os turistas que visitam a cidade. Grande parte dos voos que chegam e partem da cidade sobrevoam esse cartão postal natural. O público terá a oportunidade de contemplar a rica biodiversidade da região, conhecer uma parte singular da História Indígena do Brasil e se aproximar dos resultados científicos produzidos por diversas linhas de pesquisa na Unidade de Conservação”, explica o pesquisador Fernando Moraes, um dos organizadores da exposição. 

Cerca de 50 exemplares de diferentes espécies estão à mostra neste projeto. A exposição é gratuita e acontece até o dia 20 de fevereiro de 2022.