A exposição ‘A Força Feminina do Samba’ será inaugurada amanhã (29), a partir das 16h, no Museu do Samba, na Mangueira, Zona Norte do Rio. A mostra traz a história do samba e homenageia seu legado, construído por mulheres importantes.
A neta de Dona Zika e Cartola, a filha de Candeia, a neta de Clementina de Jesus e a filha de Zé Keti estão entre as homenageadas. A exposição acontece na Semana da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha e leva ao público a trajetórias das sambistas.
“Minha vó foi uma que chegou lá na frente, lá atrás, e veio abrindo a porteira, vamos dizer assim, para as outras que estão aí. Nós estamos ganhando cada vez mais espaço”, afirma Vera de Jesus, neta de Clementina de Jesus.
A mostra ainda conta com itens pessoais das grandes mulheres da história do samba, como grandes figurinos. Um deles foi usado por Dona Zika, em seu último desfile para Mangueira, em 2001.
“O samba, ele é um grande matriarcado, né? Eu sou dessa linhagem. Vi o quanto que a minha vó batalhou, se jogou, lutou, amou intensamente a comunidade dela, que é a da Mangueira”, conta Nilcemar Nogueira, neta de Dona Zika e fundadora do Museu do Samba.
O Museu abre de segunda à sábado, das 10h às 17h. Os ingressos podem ser comprados na hora por R$ 10, com exceção deste sábado, quando a exposição estará aberta ao público gratuitamente.
Confira a reportagem completa em vídeo no player acima.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.