Estátua de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, é reinaugurada

A peça foi revitalizada e reposicionada para ganhar mais visibilidade.

Felipe de Moura*

A estátua foi reinaugurada hoje (22)
Beth Santos/Prefeitura do Rio

A estátua de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, foi reinaugurada, na manhã desta terça-feira (22), na Praça Marechal Âncora, no Centro do Rio. O monumento, que ficava na praça XV, a 300 metros do local atual, foi retirado em 19 de outubro para ser colocado em uma área com maior visibilidade.

A peça foi reinaugurada sob diversas homenagens, com a presença de familiares e líderes de movimentos sociais e culturais. Na ação, a escultura do Almirante Negro, também ganhou uma placa informativa e um revestimento em bronze no pedestal.

A estrutura ficava atrás de uma estação de VLT e o reposicionamento foi para uma área de frente para o mar, com o intuito de ficar mais visível.

“É muito gratificante para mim e para a minha família receber mais essa homenagem. Com a estação do VLT ali, o monumento estava muito escondido. Agora, o pessoal vindo de Niterói já vê o monumento. Meu pai não é um herói da elite, é um herói popular”, disse Adalberto do Nascimento Cândido, filho de João Cândido.

A escultura passou por limpeza e aplicação de resina protetiva. A estátua em bronze é de tamanho natural e assinada pelo artista Valter Brito.

“É um compromisso da Prefeitura do Rio fazer esta reparação, ouvir a sociedade civil e dar visibilidade a personagens tão importantes na história da cidade e do país. Fizemos as adaptações do espaço para dar um local de protagonismo para esse herói nacional que foi João Cândido”, comentou o secretário de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita.

A iniciativa faz parte do projeto de revitalização dos monumentos da Praça XV, feito pela Conservação dentro das ações da Prefeitura do Rio para celebrar o Bicentenário da Independência. No local, foram restauradas as estátuas de D. João VI e General Osório, bem como o Chafariz do Mestre Valentim e o Marco à Fotografia.

QUEM FOI JOÃO CÂNDIDO E O QUE FOI A REVOLTA DA CHIBATA

A Revolta da Chibata foi uma rebelião, que aconteceu em novembro de 1910, contra os maus-tratos sofridos pelos marinheiros brasileiros. O movimento tinha, como principal objetivo, o fim dos castigos físicos dados a marujos considerados indisciplinados.

A punição era aplicada por comandantes brancos em marinheiros, grupo formado, em sua maioria, por negros e pobres, que ocupavam postos mais baixos. João Cândido Fellisberto nasceu em 1880, na Vila São José, Encruzilhada do Sul, distrito de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Ele liderou a Revolta dos Marinheiros e ficou conhecido como Almirante Negro e o líder da Revolta da Chibata, que leva esse nome pois os marinheiros eram submetidos a chibatadas.

*Sob supervisão de Myllena Amorim

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.