Estações do BRT viram "casa" para usuários de drogas no Rio

Pelo menos três estações do BRT TransBrasil estão sendo ocupadas por viciados em drogas.

Felipe de Moura*

Usuários de drogas estão morando dentro das estações
Reprodução/TV Band

Algumas estações do BRT estão servindo de moradia para usuários de drogas no Rio. A reportagem da TV Band percorreu a Avenida Brasil e flagrou pelo menos três estações que estão em obras e são ocupadas por vários usuários.

A situação de abandono do corredor expresso que vai ligar a Zona Oeste ao Centro, é revelada pela grande quantidade de lixo espalhada pelas estações, além de estruturas enferrujadas e pichadas. As estações mais críticas são as de Bonsucesso, Manguinhos e Parque União, na Zona Norte.

"Eu passo diversas vezes durante o dia na Avenida Brasil e a gente tem que ter o cuidado redobrado por conta dos usuários de drogas que vivem ali. Eles constroem barracas, então é um pouco complicado. A gente chega ali e tem que reduzir a velocidade para não atropelar essa galera", disse Eniedson Felix, motorista de aplicativo.

O cenário de abandono nas obras da Transbrasil se dá menos de uma semana depois da Prefeitura do Rio fazer uma operação de ordenamento na região.

"É uma área que sofre com o crime organizado de forma armada e territorial, então é necessário o apoio da Polícia Militar e a Secretaria de Ordem Pública faz esse tipo de operação diariamente, fazendo o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade junto com a Assistência Social e desobstruindo calçadas, logradouros públicos, e apreendendo, principalmente, facões, bastões de ferro, materiais que servem para cometer crimes", comentou o secretário municipal de Ordem Pública do Rio, Brenno Carnevale.

No último dia 30, barracas foram retiradas das estações e cerca de uma tonelada de entulho e lixo foi recolhida. O cenário, no entanto, voltou ao que era antes da ação. Durante a operação, cerca de dez pessoas foram abordadas, mas nenhuma aceitou acolhimento. Ainda de acordo com a Secretaria, os agentes também apreenderam 15 facas, 11 chaves de fenda, cinco navalhas, sete tesouras, uma serra, uma máquina de furar e drogas.

Porém, quem transita pela Avenida Brasil se sente inseguro no trânsito.

"Tem que andar de janela fechada e olhando ao redor do carro para ver se tem alguém do lado querendo te assaltar. Muitas das vezes vêm te assaltar com pedra e faquinha de pão. É muito complicado passar por ali e ver todo aquele descaso da prefeitura, da assistência social, de quem quer que seja", disse Eniedson.

Procurada, a Secretária Municipal de Infraestrutura informou que a Prefeitura do Rio retomou o projeto do BRT TransBrasil em agosto do ano passado, após quatro anos de abandono da gestão anterior. A pasta disse ainda que está atuando em diversas frentes para viabilizar a operação do corredor TransBrasil em dezembro de 2023.

*Sob supervisão de Natashi Franco

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.