Band Rio de Janeiro

Ensaios técnicos levam brilho do Carnaval da Série Ouro à passarela do samba

Arranco do Engenho de Dentro, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e União da Ilha do Governador vão desfilar no sábado que vem (21). Primeiras escolas entraram na avenida no último dia 14

Karol Neves*

Ensaios técnicos levam brilho do Carnaval da Série Ouro à passarela do samba
Reprodução

No próximo sábado (21), quatro escolas de samba da Série Ouro do carnaval carioca vão ensaiar na passarela do samba, a partir das 19h30.  Arranco do Engenho de Dentro, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e União da Ilha do Governador são as agremiações que vão agitar o público na Marquês de Sapucaí esta semana.

“É aquele pontapé que é gostoso demais e todo mundo espera. Ensaio técnico já entrou pro calendário do Rio e Janeiro”, disse o presidente da Liga RJ, Wallace Palhares.

Para o carnaval deste ano, o Arranco do Engenho de Dentro, escola da Zona Norte do Rio que será a primeira a desfilar no ensaio técnico deste sábado (21), terá como enredo a história de Zé Espinguela, que realizou a primeira disputa entre escolas de samba, em 1929, na mesma rua onde atualmente está a quadra da escola. O tema é de autoria de Antônio Gonzaga, artista plástico e compositor, que vai estrear como carnavalesco. A escola ainda trouxe outros reforços como o intérprete Diego Nicolau, egresso da Unidos de Padre Miguel.

A Unidos da Ponte vai homenagear a saga contra o racismo religioso de uma das mais importantes Iyalorixás do Brasil, a Mãe Meninazinha de Oxum, neste carnaval. O enredo, desenvolvido pelos carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz, com a participação do pesquisador Tiago Freitas, também celebra a ligação da mãe de santo com o município de São João do Meriti, na Baixada Fluminense, sede da agremiação.

Já a Unidos de Bangu, da Zona Oeste do Rio, vai trazer para a avenida o enredo “Aganjú: a visão do fogo, a voz do trovão no reino de Oyó”, desenvolvido pelo carnavalesco Robson Goulart. A escola, que será a terceira a desfilar neste sábado (21), vai exaltar Xangô Aganjú, uma qualidade do orixá da justiça.

Para fechar o esquenta para o carnaval da Série Ouro nesta semana, a União da Ilha do Governador vai apresentar o enredo “O Encontro das Águias no Templo de Momo” na passarela do samba, às 22h30.  

No último sábado (14), as escolas Lins Imperial, Inocentes de Belford Roxo e Estácio de Sá marcaram presença na Sapucaí. Na ocasião, o presidente da Liga RJ, responsável pelos desfiles que acontecem na sexta-feira e no sábado de carnaval, falou sobre a importância dos ensaios técnicos que, além de contribuir com o trabalho e desempenho das agremiações, inicia o carnaval carioca em grande estilo.

“É bom para poder ensaiar o canto, ensaiar o quesito evolução, o quesito harmonia, a bateria tá ensaiando, ver o enquadramento, tudo certinho, time de canto, casais de mestre sala e porta-bandeira, sem a fantasia, fazer o reconhecimento de módulos de jurados. Então é um dia que não é para ser desperdiçado”, explicou Wallace.

Confira os ensaios técnicos da Série Ouro:

Dia 21/01

19h30 - Arranco do Engenho de Dentro

20h30 - Unidos da Ponte

21h30 - Unidos de Bangu

22h30 - União da Ilha do Governador

Dia 28/01

19h30 - União de Jacarepaguá

20h30 - Acadêmicos de Vigário Geral

21h30 - Unidos de Padre Miguel

22h30 - Unidos Porto da Pedra

Dia 04/02

19h30 - Em Cima da Hora

20h30 - Império da Tijuca

21h30 - Acadêmicos de Niterói

22h30 - São Clemente

*Sob supervisão de Christiano Pinho