A bebida queridinha dos brasileiros completa, hoje (4), aniversário! A indústria cervejeira é uma das maiores do Brasil e do mundo, movimentando cerca de R$ 200 bilhões de reais apenas no ano de 2022. Afinal, um dia quente de Sol e praia pede uma cerveja geladinha.
A primeira sexta-feira de agosto é sempre marcada como o dia da cerveja - neste ano, caiu o dia 4. A data celebra não só o hábito de pedir uma cervejinha em um copo americano onde quer que o brasileiro esteja, mas também os recordes que a indústria conquista.
Segundo a CervBrasil, o Brasil produziu 15,5 bilhões de litros de cerveja no ano passado. Neste ano, os dados da CervBrasil mostraram que 16 bilhões de litros foram produzidos até o momento, sendo distribuídos para até 1 milhão e 100 mil pontos de venda pelo Brasil. Além disso, cerca de 2,1 milhões de pessoas vivem dessa indústria no Brasil.
Até hoje, ninguém sabe ao certo como a cerveja surgiu. Atualmente, a teoria mais aceita é de que a cerveja não foi inventada, mas sim, descoberta depois de os grãos fermentarem por uma noite inteira acidentalmente. O que se sabe é que, desde que foi criada, a bebida sempre foi muito valorizada.
Segundo uma publicação da Folha de São Paulo, os antigos acreditavam que a bebida era um presente da deusa Ninkasi, que significa "senhora que enche a boca". Para os egípcios, a cerveja também era chamada de "pão líquido" e era parte fundamental da alimentação daquele povo.
*Sob supervisão de Helena Vieira