Desabamento de casa no Lins deixa um morto e oito feridos

Ao todo, 21 pessoas foram afetadas. A Estrada Grajaú-Jacarepaguá chegou a ficar totalmente interditada.

Júlia Zanon*

Buscas por vítimas de desabamento no Lins contaram com ajuda do Corpo de Bombeiros e cães
Reprodução

Uma casa de três andares desabou no Complexo do Lins, Zona Norte do Rio, deixando uma pessoa morta e oito feridas, nesta segunda-feira (1). De acordo com a Prefeitura, pelo menos três famílias ficaram desabrigadas. A Estrada Grajaú-Jacarepaguá chegou a ser totalmente interditada nos dois sentidos e, até a manhã desta terça-feira (2), uma faixa da via sentido Grajaú ainda estava fechada para trabalho das equipes da Defesa Civil.

"Com a ajuda da população, a gente conseguiu salvar cinco vidas antes dos bombeiros chegarem (...)E eles chegaram logo e fizeram um excelente atendimento", disse um morador da região que não se identificou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social afirmou, ainda, que a vítima fatal não fazia parte da família que morava ali - era um amigo, que fazia uma visita.

Desabamento de casa interditou Estrada Grajaú-Jacarepaguá
Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas estão em estado estável. Três deram entrada no Hospital Municipal Salgado Filho e uma já recebeu alta. Outras três pessoas deram entrada no Hospital Municipal Souza Aguiar e seguem internadas, mas não correm risco de morte. Outras duas pessoas - uma mulher e uma criança - deram entrada no Hospital Federal do Andaraí e seguem estáveis.

Mais de 60 militares ajudaram na busca e no socorro das vítimas do acidente. O Corpo de Bombeiros reuniu agentes da unidade do Grajaú, de Benfica e Vila Isabel e contaram, ainda, com o apoio de cães e de drones. As buscas duraram até a manhã desta terça-feira (2). Equipes e moradores da região comemoravam cada resgate.

Bombeiros resgatam criança, vítima do desabamento

Além do imóvel que desabou, outros dois também foram atingidos. As famílias estão desalojadas e morando temporariamente na casa de parentes da própria comunidade. A Defesa Civil vai demolir pelo menos uma casa ao lado do imóvel que desabou.

"O prédio tinha três andares, mas não sustentou todo o peso e desabou. Ela era uma construção irregular e a gente interditou também mais duas e hoje a gente está continuando esse trabalho de vistorias", disse o Subsecretário de Defesa Civil do Estado do Rio, Rodrigo Gonçalves.

*Sob supervisão de Helena Vieira

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.