Delegado ironizou morte de Marielle: “A comemoração, alguém sabe onde será?”

Em mensagens, Allan Turnowski, ex-chefe da Polícia Civil do Rio, e o ex-delegado Maurício Demétrio debocharam do assassinato da vereadora

Felipe de Moura*

Conversas foram recuperadas por inteligência da Polícia Civil
Reprodução/TV Band Rio

Em conversas interceptadas pelo Ministério Público do Rio, Maurício Demétrio debocha da morte de Marielle Franco. Allan Turnowski, ex-chefe da Polícia Civil do Rio, preso na última sexta (9), responde com emojis de ‘carinhas’ com olhos em formato de coração.

“Gente. O enterro da vereadora será no Caju. Mas a comemoração, alguém sabe onde será?”


Maurício Demétrio é identificado como ‘MDA’ e Allan Turnowski como ‘AT’ nas conversas interceptadas pelo Ministério Público. Na sequência da resposta de Allan, Demétrio responde com emojis de risada, debochando do caso. Em seguida, diz: “Mimimi correndo solto”.

O Ministério Público e a Polícia Civil prenderam o policial reformado Ronnie Lessa, acusado de executar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. Em mensagens, o delegado Mauricio Demétrio afirma que Lessa era respeitado por Turnowski, vulgo ‘Israel’.

“O Lessa tem muita moral lá com eles, cara. Muita. Inclusive, aquele amigo, o ‘Israel’, respeita o cara pra caramba. É deles. O Lessa é deles”.


Na denúncia do MP, os promotores afirmam que caberia ao ex-secretário o papel de liderança na organização criminosa, já que as decisões sempre passavam pela aprovação dele. Nas mensagens, Turnowski é tratado com os codinomes "Israel" e "Judeu".

Numa conversa sobre os planos da quadrilha, Demétrio afirma que "Israel" viajou e só volta na quarta". Depois, diz que o ele foi pra El Salvador surfar. O Ministério Público localizou passagens aéreas para El Salvador de Allan Turnowski. Segundo os promotores, não restam dúvidas de que se trata do ex-secretário.

Os 10 promotores que investigam o caso ainda analisam as mais de 23 mil mensagens trocadas entre Allan e Demétrio, muitas sobre inquéritos sigilosos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.