A Justiça determinou que os carros alegóricos das escolas de samba deverão ser escoltados para evitar acidentes. Segundo o Ministério Público, houve descumprimento das regras de segurança no deslocamento das alegorias ao chegar e sair da Marquês de Sapucaí.
A decisão vem depois de uma criança de 11 anos ter sido esmagada entre um carro alegórico da "Em Cima da Hora" e um poste depois de subir no veículo parar tirar uma foto, em uma rua de acesso à Marquês de Sapucaí, na última quarta-feira (20). Raquel Antunes da Silva ficou gravemente ferida e teve uma das pernas amputadas.
A ordem determina que todas as escolas de samba do Grupo de Acesso, Especial e Mirins devem fazer uma escolta dos carros alegóricos até os barracões e crianças e adolescentes devem ser impedidos de subir nos veículos.
Além disso, o juiz Sandro Pitthan Espíndola, da 1° Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, estipulou que a Polícia Militar deve colocar viaturas nas ruas Frei Caneca com Senhor do Matosinhos, Aníbal Benévolo, Laura de Araújo, Visconde de Pirassununga e Correia Vasques, para garantir a segurança e o cumprimento das medidas. A Guarda Municipal também deve disponibilizar dois agentes para circulação a pé em cada uma das ruas.
De acordo com a Polícia Militar, a corporação cumpriu a decisão judicial de distribuir as viaturas, mas afirmou que não é responsável pela escolta dos carros alegóricos. A Guarda Municipal também informou que já disponibilizou os agentes para o cumprimento da medida.
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) ainda não se pronunciou sobre o cumprimento da decisão judicial.
RAQUEL VAI GANHAR UMA PRÓTESE
A modelo e influencer Paola Antonini se manifestou nas redes sociais prometendo uma prótese para Raquel e torcendo pela recuperação da menina. Paola fundou um instituto para ajudar pessoas com deficiências depois de sofrer um acidente e perder a perna 8 anos atrás.
"Fiquei muito sensibilizada, queria pedir energias positivas para ela se recuperar. Ela se recuperando, a gente dá um jeitinho, vou colocar ela no instituto e vamos dar uma prótese bem linda, colorida, brilhante do jeito que ela quiser", comentou Paola em um vídeo nas redes sociais.
Raquel permanece internada no centro pediátrico do Hospital Municipal Souza Aguiar em estado de saúde grave.
*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco