A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros suspendeu voluntariamente todas as operações no Brasil até o dia 21 de janeiro. A decisão foi tomada, de acordo com a instituição, por incertezas na interpretação e aplicação dos protocolos operacionais previamente aprovados. A medida vem em meio a confirmação de diversos casos de Covid-19 em embarcações no país. Cruzeiros já em rota, podem finalizar os roteiros conforme previstos, mas novas viagens não irão acontecer.
O porto do Rio de Janeiro aguarda a chegada de uma embarcação da Costa Fascinosa no próximo dia 06 de janeiro. Ainda não se sabe o número de positivados com o vírus a bordo. Cerca de 0,3% de todos os passageiros de navios no Brasil testaram positivo para a doença, segundo dados da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros.
TESTES POSITIVOS INTERROMPEM VIAGENS DE CRUZEIROS
Outros dois cruzeiros tiveram atividades interrompidas no último fim de semana, por conta de passageiros positivados para a Covid-19. Um deles já estava em rota de desembarque no Porto do Rio para passar o réveillon no Rio.
O MSC Splendida, que vinha de Santos, em São Paulo, teve 78 pessoas positivadas para Covid, dentre tripulantes e passageiros. O roteiro inicial foi alterado e o desembarque foi feito no litoral paulista. A empresa responsável suspendeu a operação do navio.
No último domingo, um outro cruzeiro, o MSC Preziosa, chegou ao Rio e desembarcou 28 pessoas com casos confirmados de Covid-19, segundo investigação epidemiológica conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a ANVISA. Todos estavam isolados em setor específico da embarcação, com sintomas leves. O navio embarcou novas pessoas e seguiu para um roteiro de sete dias no Nordeste.
A empresa, responsável pelos navios manteve a apresentação do cantor Roberto Carlos em um cruzeiro a ser realizado entre os dias 11 e 15 de março, saindo do Porto de Santos. Cinco de seis pacotes disponíveis para vendas já estão esgotados, com lista de espera.
A assessoria do artista afirmou que vai seguir qualquer orientação dada à equipe do cantor. Caso não haja condições para a realização do cruzeiro com toda a segurança, o mesmo vai ser adiado.
A Anvisa contraindica o embarque de passageiros em cruzeiros programados para os próximos dias por conta do surto de casos a bordo das embarcações. A medida leva em consideração a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento.