Band Rio de Janeiro

Copa da Solidariedade: CBF vai presentear doadores do Hemorio com camisa oficial

Campanha para estimular a doação de sangue neste mês começa nesta segunda (21)

Karol Neves*

Copa da Solidariedade começa nesta segunda-feira (21). Instagram/Hemorio
Instagram/Hemorio

Nesta segunda-feira (21), o Hemorio lança a campanha “Copa da Solidariedade”, para estimular a doação de sangue no mês de novembro, em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A ação contará com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que vai presentear os doadores mais antigos do banco de doação com camisas oficiais da seleção, e com a cantora Luísa Sonza, como embaixadora. A 99Táxi e o MetrôRio também vão apoiar a campanha.

De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é preciso que 1,5% a 3% da população doem regularmente. Atualmente, o Brasil tem 1,8% de doadores e, por isso, é tão importante que campanhas de incentivo sejam realizadas regularmente. Em todo o país, são coletadas, por ano, uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.

A 99Táxi vai disponibilizar, durante os dez dias de campanha, vouchers de até R$30 para cada viagem que comece ou termine no Hemorio. Já o MetrôRio, vai apoiar a campanha disponibilizando 500 passagens para todos que comparecerem ao hemocentro ou ao ponto de coleta instalado no Largo da Carioca.

DIA DO DOADOR DE SANGUE

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) vai ampliar o horário de funcionamento do Banco de Sangue, o HemoINTO, nesta semana. 

“Atualmente, não temos captado 30 bolsas de sangue por dia, que é a quantidade ideal para manter os estoques em um bom nível. As doações garantem que nossos pacientes recebam as transfusões necessárias durante as cirurgias ortopédicas”, pontua a chefe da Hemoterapia do Instituto, Aline Borchardt.

Entre os dias 21 e 25 de novembro, o Banco de Sangue vai funcionar das 8h às 17h. O Instituto vai oferecer, ainda, transporte gratuito para doações feitas em grupos e marcadas com a equipe de captação.

INCA PRECISA DE DOAÇÃO

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) contabilizou redução de 30% nas bolsas de sangue coletadas em setembro deste ano no comparativo ao mesmo período de 2021. O dado é preocupante diante do número de feriados que se aproxima, no mês de novembro e dezembro. Para reverter a situação, o Instituto convoca a população para reabastecer o banco de sangue do INCA, que necessita de ao menos 70 doações por dia, de todos os tipos sanguíneos. 

Para doar é necessário ir ao endereço do INCA, que fica na Praça da Cruz Vermelha 23, 2º andar, no Centro do Rio. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30; e aos sábados, das 8h às 12h.

SEMANA DA SAÚDE

A ação do banco de doação deve acontecer até o dia 30 de novembro e ocorrerá simultaneamente à Semana da Saúde, o maior evento de saúde pública do estado, que movimentará o Largo da Carioca, no Centro do Rio, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.

O evento, promovido pelo Governo do Estado do Rio, vai oferecer diversos exames para a população. As mulheres poderão fazer mamografia, ultrassonografia mamária e transavaginal (com e sem doppler). Serão distribuídas 60 senhas para ultra e 70 para mamografia por dia. Já os homens, poderão contar com 600 senhas por dia para exame de PSA, consulta com urologista, palestras e coleta de sangue.

A população também vai poder fazer testes de hepatites B e C, sífilis, HIV, exames de dengue, zika e chikungunya, além de atendimento clínico dermatológico.

*Sob Myllena Amorim