O município do Rio de Janeiro vai contar com um esquema especial de trânsito para o feriado de 7 de Setembro, quando comemorado o bicentenário da Independência do Brasil. Operação também vai valer para a última semana de Rock in Rio, que começa na quinta (8), e para o jogo do Flamengo, amanhã (7), pela semifinal da Libertadores, no Maracanã.
“Teremos cinco dias em uma cidade que está acostumada a receber visitantes e realizar grandes eventos, mas são dias de muita movimentação. Na quarta, as manifestações oficial e política do 7 de setembro, em Copacabana, e depois os quatro dias de Rock in Rio. Queremos alertar para que as pessoas se mobilizem, fiquem atentas, organizem seu dia, principalmente quem estará pela Zona Sul e Barra da Tijuca”, disse o prefeito Eduardo Paes em coletiva realizada hoje (6).
Quase 2 mil policiais militares vão atuar amanhã (7), para garantir a segurança durante o feriado. O reforço de efetivo será empregado apenas para acompanhar os eventos do bicentenário. Ao todo, serão 1855 agentes.
Também haverá policiamento em vias expressas e principais corredores viários com equipes do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões), Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e dos grupamentos de motocicletas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) - Grupamento Tático de Motociclistas (GTM).
Além disso, três equipes do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) acompanharão a manifestação marítima com motos aquáticas prevista para a manhã desta quarta-feira.
MARACANÃ
Para o jogo do Flamengo contra o Vélez Sarsfield, às 21h30, a CET-Rio atuará com 60 agentes, oito veículos operacionais, 14 motocicletas, três reboques, além de disponibilizar dez painéis informativos. A Secretaria Municipal de Ordem Pública também vai estar presente com suas coordenadorias, com a Subsecretaria de Operações e Guarda Municipal.?
Para atender ao evento, diversas vias no entorno do estádio serão interditadas. São elas:
Das 17h30 à 0h30:
- Rua Prof. Eurico Rabelo;
- Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;
- Rua Isidro de Figueiredo;
- Rua Conselheiro Olegário;
- Rua Artur Menezes;
- Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã;
- Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste).
- Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Maracanã;
- Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã.
- Av. Professor Manoel de Abreu, sentido Praça da Bandeira, entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste);
- Rua Dona Zulmira, entre a Av. Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.
Rotas alternativas
Provenientes do Centro e Zona Sul
- Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
- Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;
- Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
- Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.
Provenientes do Grande Méier
- Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
O planejamento prevê ainda reforço de policiamento à noite para o jogo entre Flamengo e Vélez Sarsfield, no Maracanã, pela semifinal da Libertadores. 600 policiais militares, entre o efetivo do BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios) e tropas de reforço, vão trabalhar exclusivamente para este evento.
Moradores do entorno
O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e a Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.
É recomendado aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas.
ROCK IN RIO
Para a última semana do festival no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, a Prefeitura do Rio seguirá com o Plano Operacional integrado por 26 órgãos do município, com planejamento de transportes, interdições de vias e limpeza urbana.
O esquema vai contar com 230 agentes da CET-Rio, 27 veículos operacionais, 35 motocicletas, 17 reboques, além de 23 painéis informativos. ?Não haverá estacionamento no entorno da Cidade do Rock. Todo o entorno do evento terá circulação restrita.
Fechamento das estações de BRT do entorno
- Rio 2: 14h às 6h
- Parque Olímpico: 10h às 6h
- Morro do Outeiro: Fechada para reforma a partir de 02/09. Previsão de reabertura: 12/09
- Terminal Centro Olímpico: Fechado para o evento. Previsão de reabertura: 13/09
Serviço de Táxi
A operação de táxi será realizada somente à noite, na saída do evento, a partir de 23h. O local de embarque será na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em frente à Jeunesse Arena.
*Supervisão de Natashi Franco