O projeto que disponibiliza o Cartão de Estacionamento do Idoso na internet, garantindo vagas preferenciais à população idosa, deve chegar a mais um município do Rio nas próximas semanas. A Prefeitura de Rio Bonito, na Região Metropolitana, fechou nesta quinta-feira (22) um acordo para contar com o serviço.
No mês passado o vice-presidente da Comissão do Idoso da OAB/RJ, Michel Saad, apresentou o projeto em uma reunião com os representantes do município. Saad pretende levar o serviço on-line e gratuito para todo o estado. Até o momento, o cadastro está disponível nas cidades de Rio das Ostras, São José do Vale do Rio Preto, Tanguá, Rio Bonito e Campo dos Goytacazes.
Para o advogado, a emissão online do cartão é fundamental para a população da terceira idade.
“Traz comodidade, conforto e praticidade, já que, atualmente, os idosos precisam se dirigir presencialmente às prefeituras para realizarem o requerimento da credencial, e retornar novamente para buscar o documento”, explica.
Qualquer vaga demarcada para idosos que portam o documento garante maior acessibilidade e, nos casos dos estacionamentos públicos, gratuidade.
Além disso, o vice-presidente também reforça que o projeto ajuda na economia do “papel cartão”, feito para emitir o documento.
Desde maio, o advogado já se reuniu com mais de 20 municípios do Rio para apresentar o projeto aos prefeitos e gestores municipais.
Nesta semana, Michel Saad também esteve em Brasília, para debater o serviço com o Ministério dos Transportes e a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. A ideia é disponibilizar o modelo de serviço para que outros estados do País contem com a medida.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.